FecharX

Amâncio Prada - Recital no Museu de Arte da Pampulha

Museu de Arte da Pampulha - MAP

Amâncio Prada - Recital no Museu de Arte da Pampulha

Evento encerrado

Data

12/04/14 até 12/04/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 21:00


No dia 12 de abril, sábado, o Museu de Arte da Pampulha apresenta o recital "Trovadores Místicos e Românticos", canções do espanhol Amâncio Prada, às 19 horas. Uma promoção do Instituto Cervantes/Embaixada da Espanha e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte por meio da Fundação Municipal de Cultura.

O projeto “Trovadores, místicos e românticos” foi criado com a intenção de aproximar a poesia espanhola do público brasileiro e, através dela, proporcionar um reconhecimento de palavras e o aprendizado da cultura espanhola a partir da raiz do maior veículo cultural por excelência: a língua. Amâncio Prada desenhou um programa no qual se unem o interesse pedagógico com o de divulgação através de um recital pensado como uma caminhada que percorre o vasto território que é a poesia espanhola.

O trabalho musical de Amâncio Prada como compositor e intérprete tem uma base literária que abrange desde as cantigas dos primeiros trovadores galaico-portugueses dos séculos XIII e XIV, passando por romanceiros, os místicos e românticos até a poesia contemporânea. São numerosos os poetas cujos poemas foram musicados por Amâncio Prada. Sua extensa obra discográfica forma uma antologia na qual estão presentes as vozes mais importantes da lírica espanhola de todos os tempos.

Dedicou discos monográficos aos primeiros trovadores, galaico-portugueses, ao romanceiro e à canção tradicional, assim como aos poetas Jorge Manrique, Rosalía de Castro, San Juan de la Cruz, Federico García Lorca, Álvaro Cunqueiro, Agustín García Calvo, Manuel Vicent e Chicho Sánchez Ferlosio. Amancio Prada é autor da letra e música do oratório Emboscados, em colaboração com o poeta e artista gráfico Juan Carlos Mestre.

Em cada bloco do recital é apresentado com linhas que ilustram a época, o conteúdo dos autores e os temas. Antes das canções, Amâncio Prada comenta sobre o contexto literário dos trabalhos realizados, ilustrando o discurso musical com uma visão pessoal sobre autores selecionados e sua relação ou ressonância.

Foto: Amâncio Prada

dj

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.