FecharX

Filarmônica de Minas abre turnê estadual com concerto ao ar livre em Contagem

Praça da Glória

Filarmônica de Minas abre turnê estadual com concerto ao ar livre em Contagem

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

21/04 até 21/04

Dom | 11:00 - 12:30


Créditos da imagem: Bruna Brandão/Divulgação
Orquestra estadual inicia série de concertos abertos ao público com parada na Praça da Glória, no Eldorado
Orquestra estadual inicia série de concertos abertos ao público com parada na Praça da Glória, no Eldorado

No lançamento de turnê estadual, a Filarmônica de Minas Gerais faz a primeira parada em Contagem, na Região Metropolitana de BH. O concerto gratuito e ao ar livre acontece neste domingo (21 de abril), às 11h, na Praça da Glória (Eldorado - Contagem). A apresentação é aberta ao público, sem retirada prévia de ingressos.

O maestro José Soares, regente associado da Filarmônica, conduz a orquestra em um repertório constituído por grandes clássicos da música sinfônica, como 'O Quebra-Nozes' de Tchaikovsky (1840-1893), ou 'Batuque da ópera Malazarte', do brasileiro Lorenzo Fernandez (1897-1948). Também constam no programa composições memoráveis e já popularizadas de mestres como Mozart, Strauss Jr e Brahms.

Música de concerto para todos os públicos

A estreia da turnê que a Filarmônica fará por Minas acontece em uma das maiores cidades do estado, e não por acaso. O concerto em praça pública no Eldorado vai de encontro à missão de democratizar o acesso ao repertório de música clássica. Uma das finalidades primordiais da orquestra estadual é, mais do que apresentar estas composições, fazer com que o público perceba que já é familiarizado com boa parte delas. 

"A imensidão e grandiosidade das terras mineiras é o que nos inspira para levar um repertório que mostre o quão grande também é o mundo da música de orquestra, e sobretudo, o quão perto está de nossas vidas", contextualiza o maestro José Soares. A apresentação terá tradução em Libras.

Sobre o repertório clássico-pop

O maestro José Soares aprofunda as observações sobre as composições selecionadas para o concerto, explicitando o apelo que algumas têm com o grande público. Outras, ele aponta, são obras que conectam o repertóio sinfônico a elementos da cultura popular. 

"As duas primeiras obras, de Bizet e Tchaikovsky, evocam tradições regionais de dança: a farândola, de uma França medieval, e a polonaise. Compartilhamos uma versão orquestrada de um 'hit' de Mozart, o 'Rondo alla Turca'. A partir daí, vamos nos encantar com as belezas melódicas da 'Barcarolle' de Offenbach, de uma valsa de Tchaikovsky, uma canção de ninar de Brahms e as 'Danças Polovtsianas' de Borodin", detalha o regente.

Na segunda metade do concerto, as atenções se voltam às contribuições do Brasil e de outros países latinos para a construção do repertório clássico, com composições do mexicano Carlos Chávez e do brasileiro Lorenzo Fernandez. Um aceno elegante à bossa nova arremata o espetáculo, reafirmando a conexão do universo de instrumentos eruditos com o cancioneiro que tem apelo popular. 

"Concluímos com uma homenagem à tradição musical brasileira, com uma suíte de temas da Bossa Nova, composta especialmente para a Filarmônica por Leonardo Gorosito. Compartilhar este programa é reafirmar a nossa missão de conectar nossa linguagem artística com a comunidade que nos cerca – somos de Minas e do mundo, viajando por todos os cantos e encantos", reafirma José Soares.

Programa do concerto

Bizet: 'L’Arlésienne: Suíte nº 2: Farandole'
Tchaikovsky: 'Eugene Onegin: Polonaise'
Mozart: 'Rondo alla Turca'
Offenbach: 'Contos de Hoffman: Barcarola'
Tchaikovsky: 'O Quebra-nozes: Valsa das flores'
Bramhs: 'Acalanto, op. 49'
Borodin: 'Príncipe Igor: Danças Polovtsianas'
Strauss Jr: 'Trovão e Relâmpago, polca, op. 324'
Marquez: 'Danzon'
Fernandez: 'Malazarte: Batuque'
L. Gorosito: 'Suíte Bossa', temas de Baden Powell e João Donato

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.