Shows

Filarmônica de Minas celebra Dia das Mães com concerto de clássicos na Liberdade

Praça da Liberdade - Funcionários

Praça da Liberdade, s/nº Funcionários - Belo Horizonte/MG

Evento encerrado
Gratuito Data

Dia 12/05/2024

Dom | 11:00 - 12:30


Créditos da imagem: Bruna Brandão/Divulgação
Orquestra mineira revisita grandes composições clássicas e presta homenagem à Bossa Nova em concerto dedicado às mães
compartilhe

Uma tradição da Filarmônica de Minas Gerais, o concerto dedicado ao Dia das Mães acontece neste domingo (12 de maio), às 11h, na Praça da Liberdade. O cartão-postal da capital mineira receberá a orquestra para um espetáculo que revisita grandes clássicos da música sinfônica, como ‘O Quebra-Nozes’ de Tchaikovsky e Batuque’, da ópera ‘Malazarte de Lorenzo Fernandez. A apresentação é gratuita e terá interpretação em Libras.

Composições clássicas que soam familiares

Também integram o repertório do concerto as composições clássicas que soam mais familiares ao público, extraídas da obra de mestres como Mozart, Strauss e Brahms. “Compartilhamos uma versão orquestrada de um ‘hit’ de Mozart, o ‘Rondo alla Turca’. A partir daí, vamos nos encantar com as belezas melódicas da ‘Barcarolle’ de Offenbach, de uma valsa de Tchaikovsky, uma canção de ninar de Brahms e as Danças Polovtsianas de Borodin”, detalha José Soares, maestro associado da Filarmônica de Minas Gerais.

Brasil e América Latina na música clássica

Um aceno às contribuições de compositores latino-americanos para o vasto legado da música sinfônica fecha a apresentação. “A última parte do concerto volta à América Latina, com a música do mexicano Carlos Chávez e do brasileiro Lorenzo Fernandez. Concluímos com uma homenagem à tradição musical brasileira, com uma suíte de temas da Bossa Nova, composta especialmente para a Filarmônica por Leonardo Gorosito. Compartilhar este programa é reafirmar a nossa missão de conectar nossa linguagem artística com a comunidade”, reforça o maestro José Soares.

Programa do concerto

Bizet – L’Arlésienne: Suíte nº 2: Farandole
Tchaikovsky – Eugene Onegin: Polonaise
Mozart – Rondo alla Turca
Offenbach – Barcarola
Tchaikovsky – O Quebra-nozes: Valsa das flores
Brahms – Acalanto
Borodin – Príncipe Igor: Danças Polovtsianas
Strauss Jr – Trovão e Relâmpago, polca, op. 324
Marquez – Danzon
Fernandez – Malazarte: Batuque
L. Gorosito – Suíte Bossa: Temas de Baden Powell e João Donato