FecharX

Final do Prêmio BDMG Instrumental é neste fim de semana

Teatro Sesiminas

Final do Prêmio BDMG Instrumental é neste fim de semana

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

23/07/21 até 23/07/21

Sex | 22:00 - 23:00

24/07/21 até 25/07/21

Sab, Dom | 20:00 - 22:00


Créditos da imagem: Fávio Charchar
Ganhador do Prêmio Marco Antônio Araújo, com o álbum Hangout, o pianista, compositor e arranjador Deangelo Silva fará um pocket show na noite da finalíssima, no domingo (25)
Ganhador do Prêmio Marco Antônio Araújo, com o álbum Hangout, o pianista, compositor e arranjador Deangelo Silva fará um pocket show na noite da finalíssima, no domingo (25)

De 23 a 25 de julho, o BDMG Cultural realiza a finalíssima do Prêmio BDMG Instrumental, que completa duas décadas de realização em 2021. Em função da pandemia, a edição 2020 do BDMG Instrumental foi suspensa.

 

Na primeira etapa do Prêmio, os 12 músicos finalistas foram selecionados por uma comissão formada pelo compositor e baterista André “Limão” Queiróz, pela pianista e professora Heloísa Feichas e pelo compositor e pianista Túlio Mourão. São eles Abel Borges, Aloizio Horta, Assanhado Quarteto, Daniel Souza, Duo Foz, Dudu Viana, Felipe Continentino, Felipe José, Gustavo Figueiredo, Max Sales, Pedro Gomes e Nô Corrêa.

 

Neste fim de semana, cada instrumentista vai defender duas composições autorais e um arranjo, como de praxe na história da premiação, em três noites de apresentações restritas, com transmissão ao vivo no canal YouTube.com/BDMGCultural, direto do Teatro Sesiminas, seguindo os protocolos de segurança sanitária vigentes de combate à covid-19.

 

A comissão julgadora da finalíssima, que vai deliberar remotamente o resultado, é formada por Letieres Leite, maestro, compositor, arranjador e saxofonista, que irá presidir o jurí; Andréa Ernest Dias, compositora, arranjadora e flautista; Carlos Calado, jornalista e crítico musical; Débora Gurgel, compositora, arranjadora, pianista e flautista; Fabiano Fonseca, jornalista do jornal O Tempo; Fernando Oliveira Viana, técnico da área de música da Gerência de Ação Cultural do SESC SP; Hamilton de Holanda, compositor, arranjador e bandolinista; Mariana Peixoto, jornalista do jornal Estado de Minas; Paulo Henrique Silva, jornalista do jornal Hoje em Dia; e Renata Celano, programadora de música do SESC Consolação.

 

O prêmio, que este ano recebeu dezenas de inscrições, vai contemplar os quatro vencedores com o valor de R$ 12 mil. Também serão escolhidos, como nas edições anteriores da premiação, os dois melhores instrumentistas, dentre todos os músicos participantes. Ganhador do Prêmio Marco Antônio Araújo, com o álbum Hangout, o pianista, compositor e arranjador Deangelo Silva fará um pocket show na noite da finalíssima, no domingo (25).

 

Lançado em 2020, “Hangout” é o segundo trabalho instrumental de Deangelo. O álbum foi gravado com os músicos Antonio Loureiro (bateria), Felipe Vilas Boas (guitarras) e Frederico Heliodoro (contrabaixo). A capa do trabalho foi assinada por Roger Matos. O álbum Hangout também foi lançado no Japão pelo selo Disc Union Records. Em 2017, o Deangelo conquistou o Prêmio BDMG Instrumental e foi eleito como instrumentista do ano, além de conquistar o título de melhor arranjo da edição.

 

O 20º Prêmio BDMG Instrumental e o Prêmio Marco Antônio Araújo são realizados pelo BDMG Cultural, com apoio do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do BDMG - Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.

 

Serviço

20º Prêmio BDMG Instrumental

Quando: 23, 24 e 25 de julho

Onde: Live no YouTube.com/BDMGCultural, direto do Teatro Sesiminas

Comunicação: Paulo Proença (31) 3219-8691 | paulop@bdmg.mg.gov.br

 

 

Programação completa

 

23 de julho (sexta), a partir das 20h

 

Assanhado Quarteto (bateria, vibrafone, contrabaixo, violão de 7 cordas e cavaquinho)

Nô Corrêa (contrabaixo)

Gustavo Figueiredo (piano)

Pedro Gomes (contrabaixo)

Duo Foz (vibrafone e guitarra)

Aloizio Horta (contrabaixo)

 

24 de julho (sábado), a partir das 18h

 

Daniel Souza (guitarra)

Abel Borges (percussão)

Felipe Continentino (bateria)

Dudu Viana (piano)

Felipe José (violão)

Max Sales (viola caipira)

 

25 de julho (domingo), a partir das 18h

 

Apresentação dos seis finalistas

Pocket show de Deangelo Silva, vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo 2021, com o álbum Hangout
Premiação dos vencedores do 20º Prêmio BDMG Instrumental

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.