FecharX

Orquestra Opus celebra 15 anos com a série de “Concertos Virtuais Tracbel”

Local não informado

Orquestra Opus celebra 15 anos com a série de “Concertos Virtuais Tracbel”

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

09/05 até 09/05

Dom | 11:00 - 13:00


Créditos da imagem: Naiara Napoli

O Dia das Mães recebe celebração especial com a abertura das comemorações dos 15 anos da Orquestra Opus. No domingo (9), às 11h, ocorre a apresentação do primeiro concerto da série “Concertos Virtuais Tracbel”,  que acontecerá nos próximos meses de 2021, idealizada para marcar o aniversário da orquestra. No concerto dedicado às mães o convidado é o músico saxofonista Derico Sciotti, que vai se juntar a 22 instrumentistas, sob a regência do maestro Leonardo Cunha, diretor musical e fundador da Orquestra. O acesso para a apresentação é gratuito pelo canal oficial do Grupo Tracbel no Youtube

Para a estreia da série “Concertos Virtuais Tracbel” - Especial Dia das Mães, o maestro Leonardo Cunha preparou uma seleção especial para o repertório, trazendo canções que se comunicam com esta data especial. O público vai conferir as canções: Chega de Saudade; Falando de amor; Potpourri Tom Jobim; Gente Humilde; Apanhei-te Cavaquinho; Jazzin’ Orchestra; The Long and Winding Road; Eleanor Rigby; Here, there and everywhere; Carinhoso; Gatinha Manhosa; entre outras.

A série “Concertos Virtuais Tracbel” é apresentada pelo Grupo Tracbel, por meio de recursos diretos. A empresa é patrocinadora da Orquestra Opus desde o seu primeiro concerto, em 2006.  Percebendo as dificuldades para a realização dos espetáculos presenciais, e também a dificuldade das liberações dos recursos para os projetos já aprovados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, tomou a decisão de patrocinar integralmente com recursos diretos a série “Concertos Virtuais Tracbel”, que será realizada pela Orquestra Opus ao longo deste ano. “Ficamos muito honrados, felizes e revigorados com a possibilidade apresentada pela Tracbel, empresa parceira desde a nossa primeira apresentação. Vínhamos de um momento muito triste da cultura mundial onde estávamos completamente impossibilitados de realizar os espetáculos, mas que com essa série temos possibilidade de estar novamente mais próximos do público e de exercer a profissão para a qual tanto nos dedicamos. Uma grande gratidão nos toma nesse momento e estamos ansiosos pelo momento de produzirmos os primeiros acordes, que certamente serão de muita emoção para todos nós. Podemos esperar espetáculos lindos, feitos com o maior carinho para toda a sociedade, que terá ainda a possibilidade de fazer sugestões ao longo da série”, destaca o maestro Leonardo Cunha.

Derico Sciotti 

Profissional desde os 11 anos, Derico Sciotti teve a oportunidade de estudar com mestres renomados como João Dias Carrasqueira, Antônio Carlos Carrasqueira, entre outros. De formação erudita, obteve grande repercussão nacional a partir de 1974, quando ganhou vários concursos nacionais e internacionais para jovens instrumentistas. Em 1979, paralelamente à sua carreira erudita, Derico começa a tomar conhecimento de novos estilos musicais como jazz, blues, música instrumental (fusion) e música experimental (dodecafonismo e minimalismo). É nesse momento que abre as perspectivas instrumentais, aprendendo novas linguagens de instrumentos como saxofone, guitarra, contrabaixo, violão, bateria e piano. Em 1990, Derico Sciotti é convidado a participar das gravações do programa Jô Soares Onze e Meia, do SBT Canal 4, de São Paulo, como saxofonista e flautista do Quinteto Onze e Meia. Este trabalho abriu ainda outras oportunidades, como tocar com músicos como George Benson, Billy Cobham, Ian Anderson, Ray Coniff, Randy Crawford, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Cláudio Roditi, Pepeu Gomes, Ed Motta, Pedrinho Máttar, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, entre outros.

Orquestra Opus

A Orquestra Opus foi fundada em 2006 e, desde o primeiro espetáculo, conta com o patrocínio da Tracbel, seja via leis de incentivo ou via patrocínios diretos, por acreditar no poder transformador da música e na importância da cultura para o Brasil. Nesses 15 anos de fundação, a Orquestra Opus realizou mais de 200 espetáculos por oito estados brasileiros, onde pôde fomentar a música orquestral, motivo que levou à criação do projeto “Orquestrando Brasil”, iniciado em 2006. Além desses concertos onde busca democratizar a música de concerto com uma comunicação mais próxima do público, a Orquestra Opus começou a convidar artistas da MPB para realizar o projeto “Orquestra OPUS convida”. Com este projeto, realizou espetáculos com Milton Nascimento, Daniela Mercury, Ana Carolina, Fafá de Belém, Guilherme Arantes, Léo Jaime, Flávio Venturini, Sá & Guarabyra, Maria Gadú, Dado Villa-Lobos, Derico Sciotti, Sandra de Sá e Nando Reis, o que deu uma notoriedade e experiência nessa mistura de música popular com música erudita. Ao longo desses anos, a Orquestra Opus gravou 2 CDs e levou a música brasileira para outros países, como Alemanha, França e Peru.

Serviço:
“Concertos Virtuais Tracbel” - Especial Dia das Mães
Orquestra Opus convida Derico Sciotti
Dia 9 de maio, domingo, às 11h