FecharX

Primeiro recital dá série de apresentações do Jovem Músico BDMG

Palácio das Artes

Primeiro recital dá série de apresentações do Jovem Músico BDMG

Evento encerrado

Valor entrada

  • 1 Meia
  • 2 Inteira

Data

06/08/19 até 06/08/19

Ter | 21:30


Créditos da imagem: Ed Nascimento

No dia 6 de agosto, o BDMG Cultural vai realizar o primeiro recital da série de apresentações do Jovem Músico BDMG, programa que há 19 anos se dedica aos estudantes de música erudita. Nesta primeira apresentação, sobem ao palco da Sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes, às 19h30, os músicos Jerônimo e Tobias Zaluar (duo de violões Zaluar), Jerônimo Zaluar (violão), Ícaro Molinari (violão), João Pedro Pena (piano), Danielle Reis e Rafael Figueiredo (duo de flauta) e Miguel Faria (marimba).

 

Os músicos que se apresentam nos seis recitais até dezembro de 2019 foram selecionados por uma comissão julgadora experiente, formada por Carlos Aleixo, professor da UFMG; Cenira Schreiber, instrumentista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e professora de piano da Escola de Música da UEMG; e Rubner Abreu, professor, coordenador pedagógico e diretor artístico do grupo Oficina Viva.

 

A partir do dia 6 de agosto, os recitais vão ser realizados sempre na primeira terça-feira do mês, com ingressos a preço popular, R$1 (meia) e R$ 2 (inteira) e podem ser adquiridos nas bilheterias do teatro.

 

Os músicos

 

Duo Zaluar (violão)

O duo Zaluar é formado pelos gêmeos, Jerônimo e Tobias Zaluar, estudantes do curso de música da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Naturais de Manhumirim, os jovens músicos têm 21 anos e se apresentam em festivais de música erudita.

 

Jerônimo Zaluar (violão)

Jerônimo Zaluar é graduando em música pela UFOP. O violonista atua como instrumentista em diversos grupos de música erudita e popular.

 

Ícaro Molinari (violão)

O belo-horizontino Ícaro Molinari iniciou seus estudos de violão com o professor Ricardo Horta. Logo em seguida, passou a ter aulas em São Paulo com Paulo Martelli, com quem estuda atualmente. Aos 22 anos, se apresenta com frequência como camerista e solista em diversos espaços culturais, teatros e igrejas de Minas Gerais. Ícaro é estudante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

João Pedro Pena (piano)

João Pedro Pena é natural de Belo Horizonte e iniciou seus estudos de piano aos 14 anos, na Fundação de Educação Artística (FEA). Realizou masterclasses ministradas por Mirta Herrea, Luisa Splett, Míriam Grosman, Margarita Nuller, entre outros. O pianista participou de festivais como Semana de Música de Câmara na FEA e International Piano Week, na Cushing Academy, nos Estados Unidos. Atualmente, aos 22 anos, cursa bacharelado em piano na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

 

Danielle Reis e Rafael Figueiredo (duo de flauta)

Danielle Reis iniciou seus estudos na música aos seis anos, em uma escola do ensino fundamental da sua cidade natal, Barão de Cocais. A flautista realizou masterclasses com Odette Ernest Dias, Berenice Menegale e Belini Andrade. Participou também de festivais da Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF) em Uberlândia, Campinas, Vitória, São João del Rei e Manaus, além do Festival de Inverno de Ouro Preto. Aos 20 anos, cursa bacharelado em música na UFMG, onde é professora de flauta transversal e musicalização no Centro de Musicalização Integrado (CMI).

 

Rafael Figueiredo (flauta)

Natural de Diamantina, começou seus estudos de música no Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita. Integrou a Orquestra Jovem da sua cidade natal e a banda mirim Antônio de Carvalho Cruz. O flautista de 20 anos faz parte das orquestras Sinfônica e do Choro, e da banda Sinfônica da UFMG, instituição na qual cursa bacharelado em música.

 

Pianista convidado: Evan Megaro 

 

Miguel Faria (marimba)

Hoje, o músico tem 21 anos, mas iniciou seus estudos de bateria aos sete, no Conservatório de Música Renato Frateschi, em Uberaba, sua cidade natal. Aos 17, ingressou no curso de música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde atualmente faz licenciatura. Se apresentou em festivais como 33º Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 9° Festival Internacional Sesc de Música e 5º Gramado in Concert. Além de sua carreira como solista, integrou as orquestras Jovem e Municipal de Uberaba, Banda Sinfônica de Santa Maria, Grupo de Percussão da UFSM e Grupo de Percussão da UFU.

 

Pianista convidada: Mariana Mendes

Pontos de venda

Bilheteria do teatro.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.