Teatro Francisco Nunes
Av. Afonso Pena - Parque Municipal, s/n Centro - Belo Horizonte/MG
Dia 10/12/2023
Dom | 11:00 - 12:00
Disponível nas plataformas digitais, o álbum ‘Alegoria da Paisagem’ de Roger Deff ganha show de lançamento em BH neste domingo (10/12), às 11h no Teatro Francisco Nunes (Avenida Afonso Pena, 1321 – Centro). Veterano do movimento hip hop em BH, o rapper explora em nove faixas autorais temas ligados à vida na periferia das grandes cidades, enaltecendo as maneiras de ser e estar consolidadas por quem habita estas comunidades. A apresentação traz participações de artistas da cena mineira que também aparecem no trabalho de estúdio, como Adriana Araújo, Rodrigo Borges, Luciano Cuíca Play e Radical Tee. Ingressos gratuitos podem ser retirados pelo Sympla e também ficam disponíveis na bilheteria do teatro, uma hora antes do show.
Em diálogo com samba, funk e rock, o disco produzido por Ricardo Cunha e Edgar Filho estreia em sua versão ao vivo na capital mineira, mas também há espaço garantido para faixas de outros trabalhos que marcaram a trajetória do ex-integrante do Julgamento. “O show é uma celebração do novo álbum, mas traz também repertório dos discos anteriores, então há músicas do ‘Etnografia Suburbana’ (2019) e do ‘Pra Romper Fronteiras’ (2021). O que faz muito sentido, uma vez que há um diálogo entre os três trabalhos, que se completam dentro das suas respectivas temáticas”, explica Deff. O cantor Sérgio Pererê, que colabora no disco de 2021 em ‘Conexões’, também é participação confirmada no espetáculo deste domingo.
Em ‘Alegoria da Paisagem’, Deff repete o caminho do primeiro disco solo ao trocar as baterias programadas, tão comuns no rap, por uma base instrumental orgânica, com banda em estúdio. A escolha tem a ver com a manutenção de uma raíz brasileira na sonoridade do álbum, um elemento indispensável para Roger que tem acompanhado o cantor ao longo da vida. “Meu pai era muito ligado a artistas como Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, e também ao samba do Jamelão, Bezerra da Silva, Originais do Samba, ao mesmo tempo que gostava muito também do grupo norte americano The Platters. Então quis trazer no disco sons que remetessem a essa minha lembrança da periferia, na casa em que crescemos”, detalha o rapper. O show traz a banda na mesma formação que trabalhou em estúdio, com Hamilton Jr (DJ), Edgar Filho (bateria), Ricardo Cunha (guitarra), Marcelo Kavalin (teclado) Luiz Prestes (baixo), Michelle Oliveira e Celton Oliveira (vozes).
As lembranças permeiam todo o trabalho em estúdio, tanto pela influência instrumental dos bambas que Deff ouvia em casa na infância até os versos certeiros do artista, que mais uma vez se voltam para a vida em comunidade e revisitam vivências pessoais amarradas a problemas sociais do tamanho do Brasil. “As letras são bem literais neste sentido, homenageio a quebrada, meus amigos de adolescência no Jardim Alvorada e a história do meu pai, seu Teodoro, como homem negro que lutou a vida inteira por sua casa. Essa é uma das lutas das pessoas negras neste país, que não receberam nenhuma indenização pelos muitos anos de escravidão que têm suas sequelas até os dias de hoje”, reflete Roger Deff.
Roger Deff em show de lançamento do álbum ‘Alegoria da Paisagem’
Com participações de Sérgio Pererê, Adriana Araújo, Rodrigo Borges, Luciano Cuíca Play e Radical Tee
Domingo (10/12) às 11h no Teatro Francisco Nunes (Avenida Afonso Pena, 1321 – Centro)
Ingressos gratuitos podem ser retirados no Sympla e ficam disponíveis na bilheteria do teatro, uma hora antes do show
Mais informações: (31) 3277-6325