FecharX

Surubim e os Pocomã cantam vida às margens do Velho Chico em lançamento de álbum

Armazém do Campo

Surubim e os Pocomã cantam vida às margens do Velho Chico em lançamento de álbum

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

10/11/23 até 10/11/23

Sex | 21:00 - 22:00


Créditos da imagem: Amanda Canhestro/Divulgação
Banda de Montes Claros apresenta disco autoral de estreia com show gratuito no Armazém do Campo
Banda de Montes Claros apresenta disco autoral de estreia com show gratuito no Armazém do Campo

Violões acelerados e percussões marcantes embalam composições sobre o Norte de Minas, seu povo e suas riquezas no disco de estreia da banda Surubim e os Pocomã. A banda de Montes Claros faz show de lançamento do álbum homônimo nesta sexta-feira (10/11), às 21h no Armazém do Campo (Av. Augusto de Lima, 2136 - Barro Preto), com entrada gratuita. O trabalho que chega às plataformas digitais no mesmo dia do show traz nove faixas que versam sobre o universo da população barranqueira, que vive às margens do Rio São Francisco. "Nosso som é a representação da musicalidade e da forma de fazer arte na nossa região. As composições falam exatamente sobre isso: as ideias típicas do Norte mineiro, as pessoas e seus hábitos, os moradores mais antigos, a tradição popular, o sagrado e a jornada que é chegar ao sertão profundo", explica o vocalista Pedro Surubim.

Também violonista do grupo, Pedro divide palco com Pedroca Neves (contrabaixo), Dau (bateria) e Bicho Carranca (percussão), todos criados na região de Montes Claros. Foi por lá, em outra unidade do Armazém do Campo, que as gravações do disco aconteceram com apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Como influências sonoras, eles citam artistas com trabalho ligado às raízes regionais como Nação Zumbi, Marku Ribas e Lenine, além de diálogos constantes com ritmos brasileiros como forró, xote, baião e os cantos dos catopês.


O registro ao vivo casa com a história de fundação da banda, que surgiu em 2020 dos encontros entre os músicos na rota de festivais e shows pelo interior de Minas. "Como somos uma banda nascida praticamente no palco, estamos muito voltados para a interação com o público e com o jeito de nos apresentarmos ao vivo. Os nossos shows têm uma magia específica, acontece uma espécie de ritual e uma forte conexão com o público. Portanto, nosso primeiro registro enquanto disco não poderia estar desconectado desse momento e jeito de fazer o nosso som", comenta Surubim. 'Surubim e os Pocomã - Ao vivo' também foi gravado em vídeo, que será lançado simultaneamente pelo canal da banda no Youtube.

Surubim e os Pocomã
Sexta-feira (10/11) às 21h no Armazém do Campo (Av. Augusto de Lima, 2136 - Barro Preto)
Entrada gratuita sem retirada de ingressos
Contribuições à banda podem ser feitas pela chave Pix surubimeospocoma@gmail.com

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.