Shows

Trio Amaranto e Tabajara Belo tocam Vinicius de Moraes em show gratuito

Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 Funcionários - Belo Horizonte/MG

Evento encerrado
Gratuito Data

Dia 10/03/2024

Dom | 11:00 - 12:00


Créditos da imagem: Élcio Paraíso/Divulgação
As irmãs Lúcia, Flávia e Marina Ferraz convidam violonista renomado para revisita às composições do Poetinha
compartilhe

O lirismo e o humor característico das composições de Vinicius de Moraes (1913-1980) permeiam o repertório de ‘Amaranto e Tabajara Belo apresentam Vinicius’, espetáculo que abre a programação musical deste ano na Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários). Encontro das artistas do Trio Amaranto com o renomado violonista, o concerto que passeia pela obra do Poetinha acontece neste domingo (10 de março), às 11h, na Capela de Santana, que fica nos jardins do centro cultural. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.

Colaboração de peso

Voz e violão do Amaranto, Flávia Ferraz explica que a ideia de incluir no show as impressionantes habilidades de Tabajara ao violão partiu do trio, no momento em que as artistas do grupo vocal receberam a encomenda de um show temático. “O violão muito apurado de Tabajara Belo traz uma atmosfera da erudição, sem perder, na mistura com as vozes, a soltura e a leveza que caracterizam o fazer musical de Vinicius”, ela resume.  

Bacharel em violão pela UFMG, Master of Guitar pela University of Arizona e Doutor em Composição e Jazz Performance pela University of Florida, Tabajara Belo é professor efetivo de violão, harmonia e improvisação na Universidade Federal de Ouro Preto. Nos palcos, além do Amaranto, o multi-instrumentista já acompanhou outros grandes nomes da música mineira como Marina Machado, Paula Santoro, Déa Trancoso, Marcus Viana, Vander Lee, Paulo Bellinati, Claudio Nucci e Wagner Tiso.

Inesquecíveis

O repertório inclui obras de Vinicius que alcançaram o status de verdadeiras joias da música brasileira, como ‘Pela Luz dos Olhos Teus’, ‘Chega de Saudade’ e ‘Coisa Mais Linda’. A lista inclui colaborações do poeta com alguns de seus principais parceiros, em uma lista que inclui faixas escritas com Tom Jobim, Carlos Lyra, Chico Buarque, Baden Powell e, imprescindivelmente, Toquinho.

Em sua maioria, são canções que marcaram diferentes gerações e seguem presentes no repertório popular, o que Flávia atribui em parte à abrangência dos temas abordados nas letras, tão comuns a tantos brasileiros. “O público tem recebido de forma muito acolhedora, já que as canções de Vinicius trazem uma atmosfera própria, que mistura amor, boemia, solitude e encontros da vida. As pessoas sentem essa proximidade de imediato”, detalha Ferraz.

Programa

‘A felicidade’ – Vinicius de Moraes e Tom Jobim
‘Apelo’ – Vinicius de Moraes e Baden Powell
‘Coisa mais linda’ – Vinicius de Moraes e Carlos Lyra
‘Lamento’ – Vinicius de Moraes e Pixinguinha
‘O velho e a flor’ – Vinicius de Moraes, Toquinho e Luiz Enrique Bacalov
‘Pela luz dos olhos teus’ – Vinicius de Moraes
‘Estrada branca’ – Vinicius de Moraes e Tom Jobim
‘Chega de saudade’ – Vinicius de Moraes e Tom Jobim
‘Onde anda você’ – Vinicius de Moraes e Hermano Silva
‘Insensatez’ – Vinicius de Moraes e Tom Jobim
‘Minha namorada’ – Vinicius de Moraes e Carlos Lyra
‘Gente humilde’ – Vinicius de Moraes, Chico Buarque e Garoto (Aníbal Augusto Sardinha)
‘Carta ao Tom’ – Vinicius de Moraes e Toquinho
‘Marcha da Quarta-Feira de Cinzas’ – Vinicius de Moraes e Carlos Lyra
‘Cotidiano n°2’ – Vinicius de Moraes e Toquinho
‘Desalento’ – Vinicius de Moraes e Chico Buarque
‘Valsinha’ – Vinicius de Moraes e Chico Buarque
‘Regra três’ – Vinicius de Moraes e Toquinho