FecharX

Concerto para Bebês do Brasil - Brumadinho

Brumadinho

Concerto para Bebês do Brasil - Brumadinho

Evento encerrado
  • Infantil
  • Gratuito

Data

11/05/19 até 11/05/19

Sab | 13:00 - 17:00


Créditos da imagem: Kika Antunes/Divulgação

O Concerto Para Bebês do Brasil vai chegar a Brumadinho no dia 11 de maio. O espetáculo trabalha aspectos sensoriais ao misturar música e artes cênicas e tem o objetivo de levar arte e alento para a população da cidade que ainda sofre com a tragédia do rompimento da barragem em janeiro deste ano.

Serão duas sessões gratuitas, na véspera do Dia das Mães, uma no CRAS Brumadinho e outra no Córrego do Feijão. 

"Temos que pensar, também, em levar a arte para a cidade como uma abertura de horizontes, para que as pessoas que lá vivem possam seguir em frente. A cultura por si só é social. Ela não precisa fazer esforço para ser social. A arte é um contraponto necessário para o sistema. É a crítica, para que esse sistema se renove", conta César Pinheiro, diretor do espetáculo.

Espetáculo Sensorial 

O diretor explica que um dos principais pontos de Concerto Para Bebês do Brasil é o envolvimento emocionante com as próprias crianças. "O espetáculo trouxe coisas para mim que pensei que nunca conseguiria ver, nem fazer. Por exemplo, você presenciar uma criança de oito meses engatinhando em direção a um instrumento musical e colocar a mão, totalmente aberta, confiando num desconhecido, que é o músico. E a mãe, encantada com aquela liberdade. Quando ela volta para o colo da mãe, elas têm uma troca. É muito bonito", sublinha.

Criado em 2016, o espetáculo foi inspirado em Concerto Para Bebês de Portugal, de Paulo Lameira. A estreia aconteceu em 2017, com temporadas no Teatro Francisco Nunes e no Teatro Marília. Depois, circulou também pelo Teatro Raul Belém Machado e Teatro Bradesco.

Luiz Gomide é o único ator em cena e conduz a dinâmica do espetáculo, que conta com sete multi-instrumentistas. "Nós temos acordeon de 16 baixos, contrabaixo acústico, viola caipira, cavaquinho. São oito tipos de flauta de madeira, três tipos de flautas de metal, saxofone e muita percussão", explica. "Usamos muito sons que não são articulados, soltos, para trabalhar essa coisa da criança, que tem o ouvido completamente aberto, que vai juntando os sons. Depois, vamos para o som articulado e para as vozes, terminando com os artistas cantando à capela uma música de Milton Nascimento", afirma, ressaltando que a direção musical é de André Durval.

No repertório, Tom Jobim, Villa-Lobos, Milton Nascimento, entre outros

Programação:

11h - CRAS Brumadinho (Teatro da Praça, Rua Belmira da Silva Moreira, Bairro COHAB
15h - no Centro Comunitário do Córrego do Feijão (Salão Comunitário, Rua 6, s/n)

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.