Teatro

Espetáculo de dança baseado em memórias faz sessões em Venda Nova e Barreiro

Centro Cultural Venda Nova

Rua José Ferreira Santos, 184 Jardim dos Comerciários - Belo Horizonte/MG

Centro Cultural Venda Nova

Rua José Ferreira Santos, 184 Jardim dos Comerciários - Belo Horizonte/MG

Evento encerrado
Gratuito Data

De 20/06/2024 até 22/06/2024

Qui | 19:30 - 20:30

Sáb | 19:00 - 20:00


Créditos da imagem: Leo Salvo/Divulgação
Johnny Cezar, Joana Wanner e Violeta Penna apresentam 'Primeiro Tempo de Algo' em centros culturais de BH, com entrada gratuita
compartilhe

Coreografias e textos misturam-se a objetos de uso pessoal e relatos biográficos em ‘Primeiro Tempo de Algo’, espetáculo do coletivo Nomeiodeparacom, que faz sessões gratuitas nesta quinta-feira (20 de junho) e sábado (22) em centros culturais de Venda Nova e Barreiro. A montagem recorre às memórias e ao passado dos artistas em cena para criar um diálogo dinâmico com o público, estimulando a reflexão sobre o aspecto único das experiências individuais.

“A peça parte das memórias juvenis do elenco, da perspectiva de questões pessoais. Falamos dos momentos de impasse, das barreiras e também das passagens, das transições, tudo isso a partir das memórias do próprio elenco”, explica Joana Wanner, que integra o espetáculo ao lado de Johnny Cezar e  Violeta Penna. A circulação de ‘Primeiro Tempo de Algo’ por espaços públicos da capital celebra os 10 anos do coletivo, fundado em Belo Horizonte. 

Fundado em BH, coletivo Nomeiodeparacom tem missão de conectar juventudes periféricas através da dança

Muitas combinações possíveis na mesma peça

A matéria-prima emocional fornecida pelo elenco foi transformada em 21 partituras corporais, ou seja, 21 possibilidades de números estruturados a partir das memórias. Deste conjunto, 7 performances são escolhidas para cada apresentação da peça, o que rende uma nova combinação a cada vez em que o trio entra em cena.

“Em cada apresentação, buscamos criar uma composição a partir de sete estruturas coreográficas, das vinte e uma que existem. Então, partimos do princípio: ‘O que você quer lembrar hoje?’ ou ‘O que você está vivendo hoje?’ para assim elaborarmos um espetáculo no qual sempre vamos ter uma nova composição”, observa Violeta Penna.

Ingressos gratuitos em duas Regionais

As entradas para as apresentações de ‘Primeiro Tempo de Algo’ são gratuitas, sem retirada prévia de ingressos. As sessões acontecem na quinta-feira (20), às 19h30, no Centro Cultural Venda (Rua José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários); e no sábado (22), às 19h, no Centro Cultural Urucuia (Rua W-3, 500 – Pongelupe). Mais informações pelo Instagram do coletivo Nomeiodeparacom.