FecharX

Espetáculo "O Menino Maluquinho" ganha versão virtual

Local não informado

Espetáculo "O Menino Maluquinho" ganha versão virtual

Evento encerrado
  • Infantil
  • Gratuito

Data

11/07/21 até 11/07/21

Dom | 18:00 - 19:00


Créditos da imagem: Divulgação

Ele tinha “Macaquinhos no sótão”, “Fogo no Rabo”, “Vento nos pés”: era “um menino impossível”, ou simplesmente, uma criança feliz. “O Menino Maluquinho”, clássico escrito por Ziraldo, está de volta. No dia 11 de julho, domingo, o espetáculo musical homônimo realizado em parceria com a Cyntilante Produções e o Grupo Real Fantasia, retorna à cena, no mês das férias, só que agora no formato digital. A apresentação será transmitida, ao vivo, a partir das 16h, pelo canal do Youtube da Fundação ArcelorMittal e pelo facebook Diversão em Cena. A direção é de Fernando Linares.

Desde a estreia em 1987 marcando gerações, o musical-poético-acrobático narra as aventuras e maluquices do famoso menino de Ziraldo, de forma envolvente. “A acrobacia é algo que tem tudo a ver com a infância. E ela é usada de maneira a transformar o espectador em um contínuo alvo de surpresas, provocadas também pela magia dos atores andando em pernas de pau, patins ou mesmo fazendo travessuras acrobáticas em uma bicicleta”, conta o diretor artístico da Cyntilante Produções, Fernando Bustamante.

Fernando relembra que O Menino Maluquinho foi um dos grandes sucessos do Grupo Real Fantasia, na década de 1980. “Foi considerado inovador, os atores utilizavam pernas de pau, patins, acrobacias, cordas, uma interpretação alegre e descontraída”, relembra o artista de 37 anos, que assistiu ainda criança à primeira montagem. Além de maior bilheteria do ano, a peça recebe logo no ano de estreia o Prêmio INACEN, nas categorias, melhor espetáculo, melhor direção, melhor atriz e melhor ator. Em 1993, por ocasião dos 10 anos do Grupo, a obra é remontada. Novamente, o sucesso se repete e rende o Troféu SESC/SATED para melhor atriz coadjuvante.

E em 2004, O Menino Maluquinho volta novamente aos palcos de Belo Horizonte. Dessa vez, seis atores se revezam no papel do “maluquinho”, demonstrando a clara ideia de que todos somos “maluquinhos”. A direção de Fernando Linares continua ágil, explorando todo o potencial dos intérpretes que, apresentam, além de uma interpretação livre de vícios, um trabalho corporal fascinante. E por fim, em 2014, em parceria com a Cyntilante Produções, o espetáculo volta ao cartaz para a alegria do público. “O trabalho do Grupo Real Fantasia é tão atual quanto o menino de Ziraldo, ambos atravessaram gerações de fãs. O menino maluquinho é um clássico sobre a infância e a imaginação. Um trabalho necessário, de muito respeito à criança”, conclui.

Em razão da acentuação da pandemia, a versão digital traz trechos do espetáculo gravados, alternados com momentos de interação dos atores, ao vivo, com o público. No palco do teatro, os artistas contracenam com distanciamento de três metros entre eles. E, na telinha, aparecem aproximados digitalmente pelo recurso do chroma-key e respondem, em tempo real, as mensagens do público, que chegam ao vivo, pelo chat.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.