FecharX

Festival Nacional de Arte entre Infâncias conta com obras inéditas

Local não informado

Festival Nacional de Arte entre Infâncias conta com obras inéditas

Evento encerrado
  • Infantil
  • Gratuito

Data

18/06/21 até 27/06/21

Qui, Sex, Sab | 19:00 - 22:00


Créditos da imagem: Ninguém dos Campos

De 18 a 27 de junho, a Insensata Cia. de Teatro promove a 2ª edição do FeNAPI – Arte entre Infâncias. Pela primeira vez realizado no formato on-line, em razão da pandemia, o evento reúne 9 criações artísticas do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais. Nesta edição o festival traz também apresentações nas áreas de artes visuais e música, além de teatro, dança, circo e performance.

Ao longo do evento, estão previstas também três oficinas, o seminário “Teatro para Crianças: Problemáticas e Solúcio-Lunáticas” - com o ator, bonequeiro, contador de histórias e premiado autor de livros para crianças, Henrique Stchin (SP) -, e ainda, o Quintal de Infâncias, um bate-papo entre especialistas de diversas linguagens, artistas e público presente, além da produção de textos reflexivos sobre as obras apresentadas, ao longo do festival. Toda programação será transmitida, ao vivo, gratuitamente, no canal do Youtube da Insensata Cia de Teatro.

“Ao se conceber apenas uma infância, corre-se o risco de equivocar-se ao ‘pasteurizar’ todas as crianças como semelhantes, desconsiderando suas singularidades. Esse erro tende à criação de certo ‘teatro infantil’ que subestima as competências estéticas das crianças e de seus familiares. A ideia de ‘infâncias’, no plural, tende a particularizar a criança, valorizando-a enquanto indivíduo e ser humano, uma vez que cada pessoa é um universo”, explica a artista da Insensata Cia. de Teatro e pesquisadora das infâncias, Brenda Campos, que assina a idealização do Festival – Arte entre infâncias.

O ator Keu Freire, coidealizador do evento, acredita que hoje existem formas preconcebidas em relação à produção teatral infantil e que acabam reduzindo os caminhos para a criação de uma obra de qualidade para crianças. “Mesmo com os muitos projetos e pesquisadores dedicados às artes para as Infâncias na contemporaneidade, ainda é visível o grande número de criações que permanecem amarradas à uma poética viciada e apoiada na infantilização, que menospreza, em sua maioria, todo o potencial cognitivo e sensorial da criança”. Ele acrescenta que este contexto de pandemia tem contribuído para a companhia expandir seus horizontes, com a realização de diversos seminários em que participam artistas de todo Brasil, além da possibilidade de conhecer trabalhos instigantes para além das artes da cena, no campo da música e das artes visuais. “Tivemos acesso a obras que dialogam com a ideia das múltiplas infâncias e que, por uma série de fatores, como logística e financeiro, não seria possível integrá-las numa edição presencial”, explica.

Os nove espetáculos selecionados para a segunda edição passaram por uma curadoria composta por Brenda Campos, Keu Freire e Carol Fescina. Neste ano, o Fenapi recebeu 377 inscrições, sendo 28 do interior de Minas Gerais, 31 de Belo Horizonte e região metropolitana e 318 propostas de artistas e grupos de outros estados brasileiros. Entre os critérios de escolha, foram considerados o cuidado com a experiência estética, a diversidade da programação baseada na multiplicidade das infâncias, o protagonismo da criança, representatividades, diversidade de linguagens, as potências artísticas e suas possíveis relações com o contexto de pandemia e isolamento social.

Para Carol Fescina, o festival tem olhar voltado para a diversidade, abarcando questões cronológicas, geográficas, históricas, psicológicas e etc. “Há algum tempo entendo e pratico a curadoria como um exercício de imaginação política. Penso nesse espaço como uma possibilidade de formalização de mundos impossíveis, especialmente quando relacionado às artes para e com as infâncias”.

Durante a mostra serão apresentadas 3 (três) obras nacionais: “Birita Procura-se” do Grupo A Casa das Lagartixas (São José dos Campos - SP), “A menina com um buraco na mão”, de Alice Cruz e Sergio Kauffmann (Rio de Janeiro – RJ) e “Na pisada do coco com as crianças” do Grupo Samba de coco Eremin (Arcoverde - PE). Do interior do estado de Minas Gerais, estão previstas “Nossa primeira casa” da Cia Benedita na estrada (Caldas - MG), “Remix Shake” do Coletivo Aberto (Ipatinga - MG) e “Zapato busca Sapato” Trupe de Truões (Uberlândia - MG). Entre os grupos da cena belo-horizontina o festival conta com “Sarau Musical” do Grupo Maria Cutia, “Quem é você?” da Companhia de teatro Toda Deseo  e “Espetáculo Da minha tela eu vejo: Atos performativos com crianças”, com Charles Valadares e Raysner de Paula.

Depois de anos pesquisando a arte para as infâncias, Brenda Campos conclui que “não há como desvincular a criação teatral para crianças da forma como elas são percebidas pela sociedade”. A artista revela que ainda é preciso avançar muito: “o território do teatro infantil ainda está carregado de paradigmas e preconceitos arraigados. A partir deles, é possível compreender as concepções de infância hoje, revelando as formas como a sociedade ainda vê a criança”.

PROGRAMAÇÃO: no Youtube da Insensata Cia. de Teatro

SEMINÁRIO

“Teatro para Crianças: Problemáticas e Solúcio-Lunáticas”

Ministrante: Henrique Stchin (SP)

Duração: 60 minutos |

A palestra tem o nome do livro publicado por Henrique Sitchin, em 2015. No trabalho, o autor, com 35 anos de experiências profissionais, apresenta uma série de impressões acerca de questões muito importantes, relativas ao teatro para crianças. Aponta equívocos tanto de pais e programadores culturais, na avaliação que fazem dessa arte, e clama para que o teatro para crianças seja entendido como arte e não entretenimento utilitário ou mero instrumento para reforço de conteúdos escolares ou afins, entre outras questões relevantes.

 

ESPETÁCULOS

 

“Espetáculo Da minha tela eu vejo: Atos performativos com crianças”

Com Charles Valadares Tomaz de Araújo (Belo Horizonte - MG)

Duração: Até 35 minutos | ao vivo, no Youtube da Insensata Cia. de Teatro

 

Sinopse: Qual acontecimento cênico pode surgir de um espaço de convívio, troca e criação artística, recheado com elementos de teatralidade, protagonizados por diferentes crianças? Curiosos e cheios de vontade de mergulhar nessa experiência, dois adultos têm sonhado formas e delineado dispositivos de invenção que possam revelar quais situações, figuras, narrativas, personagens, diálogos, paisagens, atmosferas e sonoridades podem surgir do convívio virtual de 8 crianças com essa dupla ao longo de 4 encontros.

Ficha Técnica: Concepção, criação e execução: Raysner de Paula e Charles Valadares

 

“Quem é você?”

Companhia de teatro Toda Deseo (Belo Horizonte – MG)

Duração: 45 minutos | ao vivo, no Youtube da Insensata Cia. de Teatro

 

Sinopse: Em uma noite escura, de vento virado, ouve-se um choro na floresta. Assim
começa a história de uma criatura que vive em um armário aos cuidados de uma
enorme aranha, até que um dia decide aventurar-se pelo mundo.
É uma jornada sobre a passagem infância para a adolescência, por vezes, bastante
assustadora. A peça dialoga com o universo das histórias de suspense e mistério por meio de
cenários e seres fantásticos criados a partir da composição inventivas dos
corpos em cena.

 

Ficha Técnica: Mariana Lima Muniz: Direção/ Akner Gustavson: Iluminador e coordenador técnico | David Maurity: Ator e produção / Ju Abreu: Atriz/ Nickary Aycker: Atriz / Rafael Bacelar: Ator - / Ronny Stevens: Ator / Thales Brener: Ator/

 

“Sarau Musical”

Grupo Maria Cutia (Belo Horizonte - MG)

Duração: 45 minutos | ao vivo, no Youtube da Insensata Cia. de Teatro

 

Um encontro entre os atores brincantes Mariana Arruda, Leonardo Rocha e Hugo da Silva com o público, apresentando canções autorais que fazem parte de espetáculos do Grupo Maria Cutia. Neste Sarau, os três artistas vão cantar e contar histórias dessas músicas e apresentar um pouquinho do que vem por aí na nova montagem da companhia.

Ficha Técnica: elenco: Mariana Arruda Leonardo Rocha Hugo da Silva Dramaturgia e Direção: Grupo Maria Cutia Direção Musical: Hugo da Silva Composições: Grupo Maria Cutia Figurinos: Grupo Maria Cutia Iluminação: CiaTecno Produção: Luisa Monteiro

 

“Nossa primeira casa”

Cia Benedita na estrada (Caldas - MG)

Duração: 45 minutos | ao vivo, no Youtube da Insensata Cia. de Teatro

 

Qual a foi a primeira casa das nossas infâncias? Cia Benedita na Estrada convida a esta reflexão alimentada por lembranças e histórias que fortalecem o vínculo entre crianças e adultos que cuidam delas. Com a consciência de que a cada casa que construímos, construímos também aconchego e pertencimento.

Ficha técnica: Mirna Rolim (contadora de histórias) e Bruno Dutra (músico)

 

“Remix Shake”

Coletivo Aberto (Ipatinga - MG)

Duração: 41 minutos | gravado, no Youtube da Insensata Cia. de Teatro

 

Remixshake é uma mistura maluca que une referências dos trabalhos que viemos desenvolvendo para as infâncias até então, e também uma pitada existencial de Clarice Lispector e até mesmo Carl Sagan. Uma fabulação de impossíveis. Um maremoto, uma nevasca, um espaço sideral na sala de estar.. Com uma estrutura fragmentada e ágil, é uma viagem por imagens e situações que dialoguem com um imaginário infantil atemporal. Propondo discussões urgentes ao nosso tempo.

Ficha Técnica: Direção, Roteiro, Fotografia e Montagem: Léo Coessens. Produção, Atuação, Maquiagem e figurinos: Barbara Pavione

 

“Zapato busca Sapato”

Trupe de Truões (Uberlândia - MG)

Duração: 43 mnutos | gravado, no Youtube da Insensata Cia. de Teatro

 

Nossa história começa com o despertar de um pequeno sapato e o reconhecimento de ser diferente já que nasceu sozinho em sua caixa. Zapato busca Sapato narra as aventuras deste sapatinho a procura de seu par e os inesperados encontros no seu caminho, que começa no México, passa pelo Brasil até chegar em Moçambique. Uma viagem entre continentes e culturas, uma travessia que o faz conhecer-se a si mesmo.

Ficha Técnica: elenco: Amanda Barbosa, Laís Batista, Ricardo Augusto, Ronan Vaz e Clarissa Malheiros (diretora), Paulo Merísio (Assistente de direção) e Lucas Mali Operador de som - Tamara do Anjos Garcia, Tamara dos Anjos Operadora de luz

 

“Birita Procura-se”

A Casa das Lagartixas (São José dos Campos - SP)

Duração: 43 minutos | ao vivo, no Youtube da Insensata Cia. de Teatro

 

Birita é uma palhaça (d)eficiente que para (sobre)viver e pagar as contas, parte em busca de um emprego e desafia (seus) limites para exercer alguma função importante em sociedade. Assim como qualquer mortal, tem uma sonhada meta, mas será que ela está preparada para lidar com as frustrações que encontrara em seu caminho? Birita tem limitações reais ou impostas pela sociedade?

 

“A menina com um buraco na mão”

Com Alice Cruz e Sergio Kauffmann (Rio de Janeiro – RJ)

Duração: 20 minutos | gravado, no Youtube da Insensata Cia. de Teatro

 

De tanto deixar as coisas caírem, a menina ouve de sua avó: Menina, parece que você tem a mão furada! O buraco na mão, então, se tornou real e enorme. Enquanto as coisas continuam caindo pelo buraco profundo - ela jura que são as coisas que se jogam na frente dela, sem explicações - a menina busca respostas sobre a sua existência na ancestralidade e no tempo que gasta junto com as coisas do mundo.

Ficha Técnica: Alice Cruz (Criação, Roteiro, Animação, Ilustrações, Direção de Arte, Montagem e Narração) e Sergio Kauffmann (Criação, Roteiro, Animação, Músicas Originais e Trilha Sonora, Montagem e Narração)

 

“Na pisada do coco com as crianças”

Samba de coco Eremin (Arcoverde - PE)

Duração: 40 minutos | ao vivo, no Youtube da Insensata Cia. de Teatro

Trabalho voltado para crianças pisando coco realizado pelo grupo samba de coco eremin da cidade de Arcoverde-PE o grupo ensina as batidas do coco dança e toques em seguida apresenta seu show artístico com tema crianças minhas.

Ficha Técnica: Integrantes do samba de coco Eremin: Vanderlan Alves (arte educador e idealizador do grupo). Músicos: Lala Calixto, Douglas Montenegro, Luna Viana, Breno Silva, Neto Cavalcante, Joana Darck, Hayssa Stefanny, Neto Cavalcante, Caro Nathan (cantor e instrumentista)

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.