Uma
das mais expoentes companhias da cena teatral nacional, o Grupo Galpão, vem
adaptando seu processo de criação à realidade virtual em tempos de pandemia. Em
maio deste ano, o grupo deu início a uma campanha on-line em que convidava o
público a compartilhar relatos, reais ou fictícios, do cotidiano em quarentena.
Desse material nasce Histórias de Confinamento, uma experiência pessoal
que tem como intuito retratar, por meio do teatro, as vivências comuns desse
período atípico.
O
trabalho audiovisual tem direção de Eduardo Moreira e Inês Peixoto,
integrantes do grupo, e de Thiago Sacramento, designer, videomaker e
artista gráfico. Serão 6 apresentação, ao vivo, veiculadas no canal oficial do Galpão no YouTube, de 20 a 29 de novembro, de sexta a
domingo, sempre às 20h.
Os
vídeos serão retirados do ar 15 minutos após o final de cada sessão. O acesso é
gratuito e sem ingresso, mas quem quiser apoiar financeiramente a temporada de
estreia do projeto, pode fazer sua contribuição, através da plataforma Sympla.
Foram
enviados quase 500 textos de pessoas de várias partes do Brasil. Desses, foram
selecionados 18 relatos que serviram de base para uma teia narrativa
confeccionada por diversas cenas da vida privada em isolamento social. “O ponto
de partida é o olhar do homem comum, do nosso público que nos acompanha e que
estabeleceu uma afetuosa e constante relação com a nossa trajetória artística”,
comenta a codiretora Inês Peixoto.
Histórias
de Confinamento esmiúça a geografia do privado, com enquadramentos que
buscam os recônditos da casa de cada ator, em detalhes de banheiros, cozinhas,
áreas de serviço, quartos, camas, janelas. Em todas as histórias o que emerge é
a solidão de seres confinados que buscam sempre refúgios e saídas nos pequenos
gestos e nos objetos do cotidiano.