FecharX

Monólogo sobre Hilda Hilst, 'A Obscena Senhora H' tem curta temporada em BH

Palácio das Artes

Monólogo sobre Hilda Hilst, 'A Obscena Senhora H' tem curta temporada em BH

Evento encerrado

Valor entrada

  • 20 Inteira

Data

26/01/23 até 28/01/23

Qui, Sex, Sab | 20:00 - 21:00

29/01/23 até 29/01/23

Dom | 19:00 - 20:00


Créditos da imagem: Matheus Soriedem/Divulgação

Luciana Veloso volta ao papel que lhe rendeu o troféu de Melhor Atriz no Prêmio Nacional Cenym 2020 em 'A Obscena Senhora H', que faz curta temporada em BH, entre 26 e 29/01 no Palácio das Artes. O monólogo se baseia em passagens e registros autobiográficos da poeta Hilda Hilst (1930-2004). As sessões têm ingressos a preços populares pela Campanha de Popularização do Teatro & Dança.

Colocada por muitas vezes à margem da cena literária ao longo dos cinquenta anos em que produziu, Hilst chegou a ser tachada de "maldita" pelo caráter hermético e erótico de sua obra, mas atualmente é considerada uma das maiores escritoras em língua portuguesa do Século XX. Na peça, Veloso encarna Hilda durante o processo de criação da novela 'A Obscena Senhora D', lançada em 1982. "A personagem do livro, Hillé, é um autorretrato da escritora que radicaliza a relação entre a materialidade da carne e a intangibilidade do espírito. Em 'A Obscena Senhora D', Hilda sublima a dor, a perda e a violência em uma busca incessante e desesperada pelo divino ou pela 'incompreensível compreensão' do que existe entre a vida e a morte", explica a atriz. 

Vida e obra de Hilda se misturam na peça à medida em que o tablado recebe reflexos do relacionamento violento e abusivo vivido por ela com seu primo Wilson Hilst, 20 anos mais jovem. Para Juarez Guimarães Dias, diretor e dramaturgo do espetáculo, os temas abordados tanto na peça quanto na própria obra de Hilst são urgentes para a sociedade, uma vez que a violência de gênero segue se fazendo presente. "Mesmo escrita há 40 anos, a obra de Hilda se faz atual e necessária, quando traz reflexões sobre práticas machistas, violência contra a mulher e o verdadeiro sentido da vida, com personagens que questionam Deus, a vida, a morte e o corpo", ressalta Dias. 

'A Obscena Senhora H - Paixão e Obra de Hilda Hilst'
De 26 a 29/01 no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 - Centro). Quinta a sábado às 20h, domingo às 19h
Ingresso a R$ 20 pelo Sinparc - clique aqui para comprar. Na bilheteria do teatro, os ingressos custam R$ 42
Classificação: 14 anos 

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.