Teatro

Primeiro Ato celebra 40 anos com duas apresentações no Teatro Sesiminas

Teatro Sesiminas - Santa Efigênia

Rua Padre Marinho, 60 Santa Efigênia - Belo Horizonte/MG

Evento encerrado
Data

Dia 15/10/2022

Sáb | 20:00 - 21:00

Dom | 19:00 - 21:00


Créditos da imagem: Kika Antunes
“Tecidos na pele”, nova montagem do grupo, e “InstHabilidade” serão apresentados dias 15 e 16 de outubro
compartilhe

O Grupo de Dança Primeiro Ato dá continuidade à celebração de seus 40 anos, apresentando dois espetáculos de seu repertório. “Tecidos na pele”, a mais recente montagem do Grupo, que estreou nas estações de metrô de Belo Horizonte, e “InstHabilidade”, inspirado na condição de estar vivo, de “cair e levantar”, movimentos naturais da vida. 

As apresentações acontecem no Teatro Sesiminas, sendo “InstHabilidade” no sábado (15/10), às 20h e “Tecidos na Pele”, no domingo (16/10), às 19h. Ainda no domingo, após a apresentação, ocorrerá uma roda de conversa com artistas que passaram pelo grupo ao longo de sua trajetória, incluindo a atriz e bailarina Fernanda Vianna, os músicos Zeca Baleiro e Lula Ribeiro, a cantora Titane, o estilista Ronaldo Fraga, a cantora e preparadora vocal Babaya. A conversa vai ser conduzida pela fundadora e diretora do grupo, Suely Machado.

“Fazer quarenta anos é acreditar no futuro. Porque você sabe que tem força para viver quarenta anos. Então, você acredita no futuro. Eu acho que fazer quarenta anos é também reconhecer que a gente não chega aqui sozinho e que nós tivemos muitas pessoas que colaboraram para essa trajetória”, acredita Suely Machado.

“InstHabilidade” (2016) tem concepção e direção coreográfica de Alex Dias e Suely Machado. É inspiradono processo natural de queda e ascensão, na condição de estar vivo, de “cair e levantar”, movimentos naturais da vida. O movimento serve de metáfora para a instabilidade enquanto terreno constante de experimentações e pesquisas. A partir desse conceito, a montagem propõe habitar o lugar de busca no processo homem-mundo, através da jornada entre a inspiração, a fantasia e as quedas na realidade.

“Trata-se de um espetáculo muito forte. Nesse momento do mundo pós pandemia, onde as pessoas estiveram mais ensimesmadas e agora estão ávidas para ver coisas que sensibilizem, a gente traz “InstHabilidade” . Como o próprio nome diz,é um tema muito atual, partindo do que estamos vivendo, nesta questão da instabilidade, sabendo que estável é só a morte. Porque a gente vive em constante instabilidade.E trazer isso para o corpo de um bailarino, que procura o equilíbrio o tempo inteiro, é um grande desafio”, explica Suely Machado acerca da escolha da montagem neste evento comemorativo dos 40 anos do Grupo. 

“Tecidos na pele” é uma obra concebida a partir do contato com o acervo de 40 anos de história e criação de espetáculos do Grupo de Dança Primeiro Ato, onde os bailarinos construíram releituras das coreografias inspiradas na materialidade e na história por trás de cada figurino. Dessa forma, o grupo revisita seu repertório artístico através do trabalho de quatro importantes figurinistas: Marco Paulo Rolla, Pablo Ramon, Ronaldo Fraga e Silma Dornas, que criaram figurinos para obras marcantes do grupo como ‘Isso aqui não é Gothan City’(1992), ‘Beijo nos olhos…na alma…na carne’(1999), ‘Adorno’ (2010) e ‘Terreiro’ (2016).Suely Machado dirige a nova criação, alinhavando e dando sentido, nos corpos e movimentos presentes, a todas essas histórias tecidas em peles de outrora.

Após a apresentação do espetáculo “Primeiro Ato 40 anos ‘Tecidos na pele’”, Suely Machado vai conduzir uma roda de conversa com alguns dos artistas que são importantes para a história do grupo, profissionais que participaram dessa trajetória e ainda participam de alguma forma. Os artistas convidados para integrar o bate-papo são a atriz e bailarina Fernanda Vianna, o ator e cantor Marcelo Veronez, os músicos Zeca Baleiro e Lula Ribeiro, a cantora Titane, o estilista Ronaldo Fraga, a cantora e preparadora vocal Babaya. “Decidimos trazer essas pessoas ao palco porque eles criam juntos, interferem na dinâmica do grupo. E também porque são pessoas que nos tiram do lugar, nos mostram lados artísticos que dialogam com o nosso. Eu acho que fazer 40 anos é também reconhecer que a gente não chega aqui sozinho e que nós tivemos muitas pessoas que colaboraram para essa trajetória”, reconhece a diretora.

Serviço
Grupo de Dança Primeiro Ato – 40 anos
Espetáculo: “InstHabilidade”
15/10, sábado, às 20h
Espetáculo: “Primeiro Ato 40 anos ‘Tecidos na pele’”
Dia 16/10, domingo às 19h
Ingressos para ambas as apresentações: https://bileto.sympla.com.br/event/76889 
Roda de conversa com artistas convidados
Dia 16/10, domingo às 20h
Teatro Sesiminas – Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia