FecharX

Vera Holtz estrela monólogo 'Ficções', baseado em best-seller de filósofo

Centro Cultural Banco do Brasil

Vera Holtz estrela monólogo 'Ficções', baseado em best-seller de filósofo

Evento encerrado

Valor entrada

  • 30 Inteira
  • 15 Meia

Data

07/04/23 até 08/05/23

Seg, Sex, Sab, Dom | 20:00 - 21:20


Créditos da imagem: Ale Catan/Divulgação
Atriz encarna vários personagens na montagem inspirada em 'Sapiens', livro do israelense Yuval Noah Harari
Atriz encarna vários personagens na montagem inspirada em 'Sapiens', livro do israelense Yuval Noah Harari

Longe dos palcos por mais de três anos, Vera Holtz volta ao teatro em 'Ficções', monólogo baseado no best-seller 'Sapiens - Uma Breve História da Humanidade', lançado pelo filósofo israelense Yuval Noah Harari em 2014. Em cartaz no CCBB até 8/05, a peça mergulha no levantamento que o livro propõe sobre a capacidade humana de dedicar-se aos conceitos inventados por nós mesmos – como moedas, nações, divindades, sistemas políticos – e nossa necessidade de acreditar nestas invenções para nos organizarmos coletivamente. "É um livro que permite uma centena de reflexões a partir do momento em que nos pensamos como espécie e que, obviamente, dialoga com todo mundo", observa Felipe Heráclito Lima, idealizador do espetáculo.

'Ficções' não adapta o livro de Harari para o teatro, mas usa o texto do professor como ponto de partida para contemplar o infinito campo da imaginação e sua intersecção com as artes cênicas, também dependentes do que se é capaz de inventar. "Um dos principais objetivos é explorar o sentido de ficção em diversas direções, conectando as realidades criadas pela humanidade com o próprio acontecimento teatral", diz Rodrigo Portella, escritor e encenador da montagem. A peça não é, portanto, um recorte de 'Sapiens', nem se pretende como algo equivalente à publicação. "Era preciso construir uma dramaturgia original a partir das premissas do Harari que seriam interessantes para o espetáculo. Em nenhum momento, no entanto, a gente quer dar conta do livro na peça. Na verdade, é um diálogo que a gente está estabelecendo com a obra, completa Portella.

Em cena, Vera Holtz encarna personagens que estão no livro de Hararari, outras criadas por Rodrigo, e por vezes dirige-se ao público na voz dela própria, atriz. "O desafio é essa ciranda de personagens, que vai provocando, atiçando o espectador. Não se pode cristalizar, tem que estar o tempo todo oxigenada", ela explica. A interação não se dá apenas com a plateia, mas também com o autor do livro através de conversas imaginárias. Outras intervenções são trazidas pelo músico Federico Puppi, que faz da trilha sonora original uma performance ao vivo no palco. Com passagens anteriores por Rio de Janeiro e São Paulo, 'Ficções' fica em cartaz no CCBB de BH entre 7 de abril e 8 de maio, sempre de sexta a segunda-feira às 20h. 

'Ficções' com Vera Holtz
De 7/04 a 8/05 no CCBB (Praça da Liberdade, 450 - Funcionários)
De sexta a segunda-feira, sempre às 20h
Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada), disponíveis neste link e na bilheteria do CCBB (aberta de quarta a segunda, das 10h às 22h)
Duração: 80 minutos. Classificação: 12 anos
Mais informações: (31) 3431-9400

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.