FecharX

Conjunto Moderno da Pampulha

Conjunto Moderno da Pampulha

Créditos da imagem:

O projeto projeto arquitetônico do Conjunto Moderno da Pampulha, que compreende o Iate Tênis Clube, o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile e a Igreja de São Francisco de Assis foi idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na época em que o então prefeito de BH, Juscelino Kubitscheck, queria um lago para a prática de esportes náuticos na região da Pampulha. 

No Conjunto Moderno da Pampulha encontram-se expressões artísticas de Cândido Portinari, Alfredo Ceschiatti, Augusto Zamoyski, Paulo Werneck e José Alves Pedrosa e do paisagista Roberto Burle Marx. Desde sua construção, o Conjunto é ícone da arquitetura moderna no Brasil e um dos principais espaços públicos da capital mineira dedicados ao lazer, cultura e turismo. 

A construção do Mineirão na década de 60 agregou valor ao Conjunto Moderno da Pampulha. A Copa do Mundo Brasil FIFA de 2014, deu ao estádio visibilidade internacional. Hoje é um espaço de convivência que reúne famílias, atletas, religiosos e diversos públicos, em vários tipos de eventos.

Saiba mais sobre os equipamentos que compõem o Conjunto Moderno da Pampulha na Rota Niemeyer: Patrimônio Cultural da Humanidade.

Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.