FecharX

Gruta da Lapinha

Gruta da Lapinha -

Créditos da imagem:

Localizada a 50 km de Belo Horizonte, a Gruta da Lapinha fica na cidade de Lagoa Santa ? vizinha da capital mineira. Descoberta em 1835 pelo cientista dinamarquês Peter Lund, a gruta conta com dezesseis salões distribuídos pelos mais de 500 metros de extensão da gruta. Com 40 metros de profundidade, a Gruta da Lapinha é formada por rochas calcárias feitas de restos marinhos do fundo do mar raso da Bacia do Rio das Velhas. Com o passar dos anos, esses restos marinhos foram se acumulando em camadas e sofrendo ação erosiva, provocada pelas correntes áreas e marinhas, até formarem as rochas que hoje compõem a gruta.

Os salões da gruta abrigam formações rochosas fascinantes pelo diferentes formatos. Os maiores destaques ficam para os espeleotemas em forma de couve-flor, cascata, cortina e pirâmides. Com beleza singular, a gruta da Lapinha ocupa região arqueológica em terreno formado há 600 milhões de anos (ainda no período Pré Cambriano Superior).

Tamanha importância arqueológica e turística do sítio que a gruta é tombada em nível federal e municipal. Além disso, a Gruta da Lapinha está inserida na área de Proteção Ambiental da APA Carste de Lagoa Santa. Um lugar que vale a pena preservar e conhecer!

Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.