FecharX
Créditos da imagem: Leandro Couri/ EM.DA.Press

Localizado nas encostas da Serra do Curral, o Parque das Mangabeiras é a maior reserva ambiental da capital mineira e um dos maiores parques urbanos da América Latina. Lugar para descanso, lazer e esportes, o parque recebe cerca de 30 mil pessoas por mês.

Os visitantes podem usufruir de recantos naturais, quadras de peteca, tênis e poliesportivas e brinquedos. Além disso, são realizadas atividades culturais em datas comemorativas na Praça das Águas e no Teatro de Arena.

O Parque Municipal das Mangabeiras foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx. Em sua área de 2,8 milhões de metros quadrados de vegetação nativa, estão 21 nascentes do Córrego da Serra, que integra a bacia do Rio São Francisco.

A fauna reúne 28 espécies de mamíferos, 160 de aves, 20 de répteis e 19 de anfíbios. A vegetação nativa variada mescla campo de altitude, cerrado e matas de galeria. O parque possui matas nativas, onde se pode fazer trilhas no meio de micos, esquilos e outros animais silvestres e ainda quiosques, quadras poliesportivas, brinquedos para crianças e arenas para shows e teatros.

O parque conta com 3 opções de roteiros, que permitem explorar a área em diferentes áreas. A seguir, conheça cada um deles:

 

Roteiros do Parque das Mangabeiras BH


Roteiro da mata: neste roteiro é possível observar uma vegetação de Cerrado, Mata e Campo. Conta com viveiro de mudas nativas, Centro de Educação Ambiental (CEAM), Morro do Pic Nic, Vale dos Quiosques e Mirante da Mata. 

Roteiro do sol: percorre todas as áreas do parque destinadas a atividades recreativas e esportivas. Conta com: Ilhas do Passatempo, pista de skate, Praça do Britador, Parque Esportivo e Ciranda dos Brinquedos.

Roteiro das águas: observam-se as nascentes e cursos d’água que formam a bacia do Córrego da Serra. Todos eles têm como ponto de partida a Praça das Águas. Conta com: Recanto da Cascatinha e Lago dos Sonhos.


Antes de ir ao Parque das Mangabeiras é importante saber que…


O turista deve ser vacinado contra a febre amarela: essa é uma recomendação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Todos os visitantes do Parque Municipal das Mangabeiras devem estar vacinados, com o mínimo de 10 dias antes da visita, com a vacina contra a febre amarela. Lembrando que, uma dose aplicada ao longo da vida já é suficiente. Caso o visitante não esteja com o comprovante, deverá preencher uma declaração, disponibilizada pelo parque, de que já está vacinado. Menores de 9 meses, por não poderem ser imunizados contra a doença, não podem acessar o parque.

Macacos não transmitem a febre amarela:  pelo contrário, os animais são grandes aliados, pois, quando contaminados, indicam que naquele local pode haver focos do mosquito transmissor, auxiliando os trabalhos de zoonoses. Então, não maltrate os animais. É crime previsto em lei! 


Como chegar e horário de funcionamento


O Parque das Mangabeiras está localizado na Av. José do Patrocínio Pontes, 580. no alto do bairro Mangabeiras.

O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas (entrada permitida até às 16h30). O acesso ao Mirante da Mata, por se tratar de área distante da portaria e do setor administrativo, está autorizado até às 16h.


Quando for ao Parque das Mangabeiras, aproveite para visitar também


Além do Parque das Mangabeiras, a região oferece inúmeras opções de lazer e diversão. Aproveite para conhecer também:

Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.