Economia, Gastronomia

Marca mineira oferece chocolates finos de alto perfil sensorial

Para celebrar o Dia Mundial do Chocolate, Sou BH apresenta a YÖR Chocolates


Créditos da imagem: Thobias Almeida

Júnior de Castro

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07/07/20 às 12:00
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Comemorado hoje, dia 07 de julho, o Dia Mundial do Chocolate registra a introdução do produto na Europa, ainda no século XV. Contudo, relatos dão conta de que os primeiros a consumir chocolate regularmente – por volta de 1500 a.C. –  foram os Olmeca, habitantes dos atuais México e Guatemala. Em seguida, segundo consta na História, Maias e Astecas desenvolveram o costume de beber a iguaria, que era considerada um produto sagrado.

Mas seja em barra, cremoso, incorporado a receitas ou como for, o chocolate, além de muito versátil e de caminhar com facilidade por diferentes nuances de sabores e aromas, é quase uma unanimidade mundial. São poucos os que rejeitam ou dizem não gostar. E, para celebrar esse produto tão querido, o Sou BH foi atrás de novidades e apresentamos agora a YÖR Chocolates.

Lançada em meados de junho, a YÖR é a primeira marca de Minas Gerais com produção de chocolates finos de alto perfil sensorial. A inauguração da loja física, que estava prevista para antes da pandemia, ainda não ocorreu. No entanto, como bons mineiros, os proprietários adaptaram rapidamente as estratégias para colocar a marca no mercado. “O foco era realmente a loja conceito, onde apresentaríamos a marca para o público de BH e onde seria possível fazer degustações dos produtos. Porém, com a pandemia, adaptamos os planos e desenvolvemos o kit YÖR com uma degustação guiada. Os consumidores podem experimentar os chocolates enquanto ouvem um áudio guiado e explicativo (o áudio é lido por um código QR que vem junto aos chocolates)”, conta Alberto Kis, sócio-diretor.

Crédito: Thobias Almeida

Escolha de mercado

Com cuidado e sempre pensando nos consumidores, há cinco anos os empresários mergulharam em uma intensa pesquisa sobre o alimento. Fizeram diversas viagens para o exterior e visitaram fazendas produtoras de cacau do Brasil. “Com os sócios chocólatras acostumados ao chocolate da década de 1980, sentimos muito a piora de qualidade dos produtos deste período em diante, o que nos deixou muito insatisfeitos. Foi assim que nasceu a YÖR chocolates”, explica Alberto, que acrescenta sobre a importância de ser um produto nacional. “Procuramos também produzir um produto enfatizando a “brasilidade” do cacau premium aliado a inovação de sabores em um setor onde as novidades são não tão frequentes”, completa.

Hoje, a YÖR divide seus produtos em quatro categorias: Bean to Bar (da amêndoa de cacau até a barra do chocolate); Regionais (saberes e sabores do Brasil); Sabores (sabores harmonizados com chocolate); e Origens (blends especiais de cacau fino). No lançamento da marca, quatro opções foram apresentadas: chocolate ao leite 44% cacau de origem única, chocolate intenso com 70% de cacau, chocolate intenso combinado com café do Sul de Minas e chocolate branco com doce de leite.

Crédito: Thobias Almeida

Economia compartilhada

Na contramão da indústria das últimas décadas, a YÖR Chocolates utiliza de um estilo de produção alinhado a um novo jeito de empreender. Os sócios apostaram na economia compartilhada para construir a marca. Isso significa dizer que eles são encomendantes industriais. Ou seja: a escolha e compra dos insumos, as receitas e o modo de produção são desenvolvidos pela YÖR, mas o processo de fabricação é realizado em parceiros. “A YÖR é mineira na sua origem, incorporando sabores e saberes da nossa cultura, mas também é nacional na sua forma de relacionamento com o mercado e global na busca das melhores variedades de cacau e demais insumos para seus produtos, tudo isto com produtos inovadores não vistos ainda no mercado”, pontua Kis.

Onde encontrar?

Todos os produtos e informações podem ser encontrados por meio do site YÖR Chocolates. A loja física, localizada no Belvedere, deve ter inauguração programada para a pós-pandemia.