FecharX

Gratuito em BH: programação com entrada franca na capital tem cinema e Congado

Festival de cultura japonesa e mostra LGBTQ+ integram agenda do fim de semana



Créditos da imagem: Hans Von Manteffeu/Divulgação
Main gratuito em bh lista programacao entrada franca gratis
Gunga Minas Festival vai levar cortejo de Congo à Praça da Liberdade, além de espetáculo musical no Memorial Vale
Redação Sou BH
31/05 às 16:40
Atualizado em 31/05 às 16:40

A programação de eventos com entrada franca na capital mineira inclui uma mostra de cinema LGBTQIAPN+, com sessões neste sábado e domingo (1º e 2 de junho). Outras atividades com ingresso gratuito incluem um festival dedicado à cultura japonesa e um evento que enaltece a cultura afro-brasileira a partir de expressões artísticas como o congado, com direito a cortejo pela Praça da Liberdade. Veja as atividades com entrada gratuita em BH no fim de semana:

1º de junho (sábado)

O curta-metragem infantil 'Todos os Inscritos de Ness' (2022) ganha sessão gratuita às 16h no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro). O filme acompanha Ness, uma menina de 10 anos que produz conteúdo para o próprio canal na internet, com apenas quatro inscritos. Quando uma amiga dela entra na plataforma e conquista mais seguidores, a garota se vê em um autoquestionamento que discute a necessidade de aceitação pelo ponto de vista da criançada. Ingressos disponíveis pela internet e na bilheteria do centro cultural, meia hora antes da sessão. Classificação: livre. 

O documentário 'As Cores do Divino' (2020), de Victor Costa Lopes, aborda as experiências de pessoas LGBTQIAPN+ em suas jornadas como fiéis e membros de instituições religiosas. O filme ganha sessão gratuita pelo Cine Sesc Especial, que em junho celebra o mês do Orgulho LGBQIAPN+, às 19h. Ingressos gratuitos podem ser retirados pela internet ou na bilheteria do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro), meia hora antes da sessão. Classificação: 16 anos. 

Domingo (2 de junho)

Sushi, yakisoba, guioza, tempurá e karê estão entre os pratos reunidos na Feirinha de Comida Típica Japonesa, evento realizado pela Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira. Das 11h às 16h, expositores de pratos típicos e uma programação de apresentações artísticas por grupos culturais ocupam a sede da associação (Rua Dom Lourenço de Almeida, 535 - Nova Cachoeirinha), com entrada gratuita mediante doação de 1 quilo de alimento não-perecível. Pela internet é possível reservar ingressos e as comidas podem ser pagas em dinheiro, cartões de crédito e débito ou pix. 

Congo, maracatu, ciranda e coco estão entre as manifestações culturais homenageadas pelo Gunga Minas Festival, que leva programação gratuita ao Memorial Vale (Praça da Liberdade, 640 - Savassi), a partir das 14h. O cortejo de Congo percorrerá a Praça da Liberdade e terá fim na sede do Memorial, onde um espetáculo musical reunirá o público no auditório. Ingressos ficam disponíveis uma hora antes do evento, limitados a 1 entrada por pessoa e sujeito à lotação. 

Ainda pela programação especial do mês do Orgulho LGBTQIAPN+, o Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro) exibe às 15h o longa 'Paloma' (2022), de Marcelo Gomes. O Drama acompanha uma mulher trans que trabalha como agricultora e sonha em realizar um casamento tradicional, na igreja, com seu namorado. A recusa do padre leva Paloma a enfrentar a resistência da comunidade rural onde vive. Ingressos gratuitos neste link ou na bilheteria do cinema, meia hora antes da sessão. 

A mesma mostra do Cine Sesc traz também, às 18h, 'Lola e o Mar' (2019) de Vinicius Reis. A coprodução entre Bélgica e França acompanha Lola, uma mulher trans que precisa retornar à cidade onde nasceu para comparcer ao funeral da própria mãe. Ela viverá um novo confronto com o pai distante, Phillipe, ao mesmo tempo em que conta com apoio do amigo Samir para cumprir um dos últimos desejos de sua genitora. Entradas gratuitas pela internet ou na bilheteria do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro), meia hora antes da sessão.