FecharX

Balanço do carnaval em Minas mostra folia mais segura e com menos acidentes

Governo aponta redução em roubos, furtos e acidentes com vítimas fatais na comparação com 2020



Créditos da imagem: Tulio Santos/EM/D.A Press
Main numeros do carnaval em mg seguranca policia
Roubos diminuíram em 72% e furtos tiveram queda de 57% na comparação com carnaval anterior
Redação Sou BH
23/02/23 às 17:32
Atualizado em 23/02/23 às 17:32

A marca dos 5 milhões de foliões no carnaval de BH foi confirmada nesta quinta-feira (23/02) pelo Governo de Minas, que apresentou os números da festa em um balanço. Em todo o estado, foram mais de 11 milhões de pessoas participando da folia, o que gerou movimentação financeira de R$ 1,5 bilhão. Pelo menos 1,6 mil eventos carnavalescos foram declarados ao governo, dentre os quais pelo menos 900 eram blocos de rua. O crescimento e consolidação das festividades na capital contribuiu bastante para este avanço da folia no estado. "Isso mostra que houve crescimento expressivo do carnaval e, sobretudo, a preservação do carnaval grandioso que se tornou Belo Horizonte, mas com uma descentralização", observa o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira.

Na segurança, o saldo da festa é positivo com redução de roubos, acidentes de trânsito e casos de violência, o que coloca Minas entre os carnavais mais seguros do Brasil. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou redução de 75,2% no número de roubos em Minas em comparação com o carnaval de 2020, o último realizado oficialmente no estado. Foram 603 ocorrências naquele ano e 149 em 2023. 

Em relação aos furtos, a queda foi de 57,7% com 1750 registros no carnaval deste ano contra 4142 em 2020. Já os crimes de importunação sexual caíram de 51 para 38 ocorrências, acompanhados por redução de 33% e 45% nos crimes de estupro e estupro de vulnerável, respectivamente. "Tivemos também um aumento, um incremento muito importante no nosso telefone 181, o Disque-Denúncia", comemora o secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco.

Já nas estradas, o carnaval também ficou mais seguro com a redução em torno de 47% dos acidentes com vítimas fatais. A melhora no índice é atribuída a ações preventivas, como a apreensão de 1,5 mil veículos pela PRF e a condução de 1,1 mil motoristas por embriaguez ao volante. Além da Secult e da Sejusp, foram compilados dados fornecidos pelas secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e Desenvolvimento Social (Sedese), além da Polícia Militar Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).