Baterias começam esquenta com eventos gratuitos e abertos ao público, em 7 e 8 de janeiro
O primeiro fim de semana do ano abre os trabalhos de aquecimento para o Carnaval. A festa de rua, que promete ser a maior de todos os tempos na capital mineira, já dá seus primeiros sinais nos ensaios abertos de sábado e domingo, 7 e 8/01. Há baterias que já estão fechadas e outras que ainda aceitam novos membros, mas o público é sempre bem-vindo para acompanhar de perto e ajudar na empolgação. Todos os ensaios são gratuitos e basta chegar para participar. Confira na lista:
Tapa de Mina
7/01 às 10h na Casa Fúnebre (Rua Taquaril, 30 – Saudade)
O bloco, fundado em 2016 para unir e capacitar mulheres através da percussão, se aproxima de mais um carnaval e faz ensaio aberto ao público neste sábado. Ainda há vagas na bateria para tamborim, xequerê, surdo, caixa e repique. Veja mais informações no Instagram.
Tchanzinho Zona Norte
7/01 às 13h na Casa Fúnebre (Rua Taquaril, 30 – Saudade)
Um dos blocos mais tradicionais na retomada do carnaval de BH, o Tchanzinho desfila desde 2013 ao som do repertório de É o Tchan e de outras bandas na mesma onda do axé noventista. A bateria já está definida, mas o bloco convida mais pessoas para integrar os ensaios e colaborar com a organização. Mais informações no Instagram do bloco.
Bloco da Esquina
8/01 às 10h na Casa Fúnebre (Rua Taquaril, 30 – Saudade)
Fundado por admiradores do Clube da Esquina, o bloco toca em ritmo de carnaval as canções de Milton Nascimento, Lô Borges e outros grandes nomes da MPB feita em Minas. Ensaio da bateria, chamada de Fé Cega, Faca Amolada, aberto ao público. Saiba mais pelo Instagram.
Bethânia Custosa
8/01, de 15h às 17h no Parque Jacques Cousteau (Rua Augusto José dos Santos, 366 – Betânia)
Bloco dedicado ao repertório e à personalidade de Maria Bethânia, com ensaios agendados aos domingos, sempre às 15h, até o início de fevereiro. Não é preciso saber tocar, a equipe do bloco convida as pessoas a integrarem os ensaios e se dispõe a ensinar. Mais informações no Instagram do bloco.
Angola Janga
8/01 às 14h na Casa Fúnebre (Rua Taquaril, 30 – Saudade)
O bloco afro, que valoriza a ancestralidade e exalta a cultura negra, já definiu sua bateria e o corpo de baile para o desfile deste ano, mas o público é bem vindo para acompanhar o ensaio e se voluntariar na produção e apoio. Saiba mais pelo Instagram.