FecharX

Hemominas destaca importância de doar sangue antes do Carnaval e pede ajuda de blocos

Fundação quer mobilizar agremiações em campanha de conscientização pela doação



Créditos da imagem: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Main doar sangue antes do carnaval pode salvar vidas
Estoque de sangue na rede hospitalar fica comprometido no período do carnaval, quando aumentam acidentes
Bossuet Alvim
02/02/23 às 07:39
Atualizado em 02/02/23 às 07:39

Com a chegada do período de Carnaval e antes que os principais dias de festa comecem, a Fundação Hemominas faz apelo pela doação de sangue em qualquer unidade da rede, espalhada em todo o estado. "Ô abre-alas, que a vida quer passar!" é o lema da campanha, que incentiva foliões a fazerem a doação tanto nas semanas que antecedem o feriado de Carnaval quanto no período posterior à festa.

A preocupação com o estoque de sangue e tecidos na rede pública é grande porque, além dos atendimentos de rotina que demandam uso do sangue doado, como pacientes com doenças hematológicas e cirurgias eletivas, a Hemominas também atende às urgências e emergências dos hospitais, que neste período ficam mais cheios em decorrência de acidentes.

Confira neste link a unidade Hemominas mais próxima de você

A fundação, vinculada à Secretaria de Saúde do Governo de Minas, pede ainda que os blocos e escolas de samba ajudem no movimento de conscientização pela doação de sangue. As agremiações podem gravar um vídeo alertando sobre a necessidade de fazer a doação antes do carnaval, e o material será repostado nas redes sociais da Hemominas (@hemominas em todas as redes). Ao enviar o vídeo, os participantes cedem o uso de sua imagem para esta campanha em específico e toda participação é voluntária, sem cachê. Saiba mais detalhes pelo Instagram da Hemominas. 

Os blocos e escolas também podem ajudar na campanha dando o recado em seus ensaios e até mesmo nos desfiles – a doação depois do carnaval também é muito importante para normalizar os bancos de sangue do estado. Outra opção para os grupos de foliões é organizar doações coletivas, com vários de seus integrantes participando ao mesmo tempo. Neste caso, é preciso entrar em contato com a unidade Hemominas mais próxima e combinar o atendimento. Veja nesta página a lista de unidades e formas de contato com a Hemominas.