FecharX

Saiba como será o trânsito em áreas reservadas para o Carnaval em BH

Turistas e moradores devem ficar atentos às várias interdições nas ruas da capital



Créditos da imagem: Samuel Mendes
Main 16306539640 a74192f842 b
A recomendação é que os motoristas utilizem os aplicativos como GoogleMaps e Waze
Redação Sou BH
14/02/23 às 13:19
Atualizado em 14/02/23 às 13:19

A Prefeitura de Belo Horizonte vai realizar um grande esquema de trânsito para a programação de blocos do Carnaval 2023 entre os dias 18 e 21 de fevereiro. Na região Central, no Santa Tereza e na Pampulha serão delimitadas áreas exclusivas para os desfiles de blocos, criando assim uma estrutura fixa de interdições de vias e desvios no trânsito para garantir a segurança dos foliões, mas também preservando a mobilidade e minimizando os impactos para quem precisa se deslocar na capital. 

A recomendação é que os motoristas utilizem os aplicativos como GoogleMaps e Waze, que vão informar os locais com as interdições de trânsito das áreas reservadas para desfile dos blocos. Confira abaixo os principais pontos de interdição:

Área Central

Serão cinco áreas (Hipercentro, Floresta, Av. Brasil,  Savassi e Barro Preto) de desfiles dos blocos em que as vias serão interditadas a partir das 10h de sábado (18). As áreas do Hipercentro e Savassi ficarão fechadas 24h. As áreas da Floresta, Av. Brasil e Barro Preto terão liberação às 23h.

Fora do horário dos desfiles, será permitido o trânsito local dos moradores e comerciantes dentro dessas áreas. Emergências serão preservadas com o auxílio dos agentes da BHTrans e da Guarda Municipal.  Não será permitido estacionar nas ruas interditadas para o desfile dos blocos, evitando situações de risco aos foliões e também danos aos veículos. 

Faixas e banners serão implantados para orientar os motoristas, moradores e comerciantes nas proximidades das áreas reservadas para desfile dos blocos. A recomendação é que os motoristas priorizem a Av. do Contorno, margeando a Área Central, que estará liberada para o trânsito e o transporte coletivo.

Santa Tereza

As vias no bairro Santa Tereza serão interditadas a partir das 9h e reabertas a partir das 19h, diariamente, entre os dias 18 e 21 de fevereiro. As vias serão liberadas assim que o serviço de limpeza for concluído. Será permitido o trânsito local dos moradores e comerciantes dentro dessas áreas. Faixas serão afixadas para orientar os motoristas, moradores e comerciantes nas proximidades das áreas reservadas para desfile dos blocos. 

Pampulha

As vias no entorno do Mineirão serão interditadas uma hora antes, nos dias em que serão realizados os desfiles dos blocos, e liberadas duas horas após a dispersão. Estão programados blocos nos dias 16, 17, 18 e 21 de fevereiro. As vias serão liberadas assim que o serviço de limpeza for concluído. Será permitido o trânsito local dos moradores e comerciantes dentro dessas áreas. Faixas serão afixadas para orientar os motoristas, moradores e comerciantes nas proximidades das áreas reservadas para desfile dos blocos. 

Área hospitalar

O acesso à área hospitalar, próxima ao centro da cidade, é prioridade na operação do Carnaval. A circulação será pela av. do Contorno acessando a rua Maranhão (próximo ao Hospital da Polícia Militar), as avenidas Francisco Sales, Amazonas e Augusto de Lima. Todo esse trajeto estará livre para o trânsito e os agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Municipal, Polícia Militar) irão preservá-los durante os deslocamentos dos blocos. Os serviços de emergência vão utilizar essas rotas, portanto, dê sempre preferência para ambulâncias e viaturas.  

Agentes nas ruas

Em média serão 400 agentes da BHTrans atuando diariamente durante o Carnaval nas Unidades Integradas de Trânsito (UIT) e em parceria nas ruas com os agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Somando com outras equipes (semafórica, COP-BH, reboques, entre outros) serão mais de 630 profissionais.