FecharX

Todas as idades: veja blocos para crianças e idosos no pré-carnaval de BH

Temporada de folia na capital conta com desfiles que acolhem diferentes gerações



Créditos da imagem: Edesio Ferreira /EM/D.A Press
Main blocos para crian%c3%a7as e idosos no pre carnaval de bh
Além de adequar repertório e velocidade, blocos preparados para crianças costumam inserir elementos infantis no cortejo
Redação Sou BH
25/01/23 às 08:13
Atualizado em 25/01/23 às 08:13

O carnaval de rua em BH é para todas as pessoas, não importa a idade – mas para que a folia seja boa, é preciso respeitar os limites e as necessidades de cada geração. Algumas pessoas precisam que a marcha do bloco seja mais lenta, enquanto a presença dos pequenos demanda um repertório adequado e até mesmo uma mensagem construtiva para se levar do desfile. Em breve, chega a vez dos blocos que desfilam antes do carnaval, e Sou BH reuniu aqueles onde crianças as pessoas idosas são sempre bem-vindas. Confira:

Sagrada Profana
04/02 às 13h | Concentração: Rua Mucuri, 356 - Floresta | Dispersão: Av. Bernardo Monteiro, 53 - Floresta
Bloco fundado por mulheres a partir de oficinas da percussionista Nara Torres, a Naroca. A bateria é formada exclusivamente por mulheres cis e trans, e o cortejo é um espaço seguro para elas. As crianças são muito bem-vindas porque o espaço é também das mães, e o bloco inclui ritmistas, sopristas, cantoras, artistas circenses, performers, dançarinas e produtoras. 

Então Planta!
04/02 às 10h | Concentração: Rua Mármore, 450 - Santa Tereza | Dispersão: Rua Kimberlita, 325 - Santa Tereza
Uma boa opção para levar as crianças, o bloco foi fundado pelo coletivo A.r.b.o.r.i.z.a. B.H, que investe no plantio de árvores em Santa Tereza para aumentar a relação de árvores por habitante. O cortejo do bloco passa por pontos do bairro onde foram plantadas árvores do projeto, e os foliões aproveitam para regá-las e cuidar delas. 

Buritis de Guimarães Rosa
05/02 às 8h | Rua de Pedestre S, 500 - Belvedere
Bloco infantil dedicado à causa ecológica, trabalha pela defesa da Bacia do Cercadinho, formada pelos córregos Cercadinho e Ponte Queimada, na Região Oeste de BH. As marchinhas são adaptadas para o público infantil e a bateria é inclusiva, acolhendo pessoas idosas e com deficiência. Foi batizado em homenagem ao Buriti, árvore que deu nome a um dos bairros de BH, e à relação deste nome com a obra de Guimarães Rosa e seu eterno personagem da Zona da Mata, Manuelzão. 

Carrim di Mão da Safamília
05/02 às 9h | Rua São Luiz, 411 - Sagrada Família
Fundado há cinco carnavais, o bloco reúne famílias e amigos em ocasiões que vão além do carnaval, como no dia das crianças e em festas juninas. Presta homenagem às matriarcas e patriarcas do maior bairro de BH, ao mesmo tempo que promove inclusão com uma bateria que toca músicas antigas e marcha em ritmo lento, para acompanhar o passo de crianças, idoso e pessoas com deficiência.

Kizomba
05/02 às 13h | Rua São Tiago, 216 - Paraíso
Bloco que trabalha pela preservação e valorização da cultura afrobrasileira, em especial junto aos jovens negros. Percussão, capoeira e samba de roda são atividades promovidas pelo grupo e que se tornam influências para o bloco e seu repertório. Crianças e adolescentes são bem vindos.

Fera Neném
11/02 às 9h | Concentração: Rua dos Dominicanos, 52 - Serra | Dispersão: Alameda Guilherme Henrique Daniel, 94 - Serra
Criado em 2014, é um dos primeiros blocos dedicados aos pequenos foliões no carnaval de BH. O repertório é totalmente dedicado às crianças, com cantigas e sambas de roda, cirandas, frevos e marchinhas. O bloco faz ainda um trabalho autoral, com marchinhas próprias, que já são conhecidas por boa parte dos pequeninos que o seguem. 

Primeiros Passos
11/02 às 9h | Rua Cristina, 157 - Anchieta 
Organizado pela escola infantil de mesmo nome, o bloco reúne músicos contratados e também jovens talentos que já se arriscam no batuque, além de educadores da instituição que também aderem à bateria. 

Besourinhos
11/02 às 9h30 | Praça Comendador Negrão de Lima, 218
Em uma cidade como BH, que tem tantas referências à obra e ao legado dos Beatles, o Besourinhos é a opção para pais e mães que já estimularam o interesse pelo quarteto de Liverpool em seus pequenos. O bloco toca Beatles em marchinhas pensadas para agradar especialmente a criançada. 

As Charangueiras
12/02 às 9h | Concentração: Rua Paraíba, 1272 - Savassi | Dispersão: Rua Paraíba, 1403 - Savassi
Fundado em 2014, é dedicado às famíias com crianças e idosos, com ritmo de marcha mais lento e pessoas dispostas a trabalhar pela inclusão de todas as demais. Nasceu como Padecendo na Folia e trocou o nome em 2020. O desfile deste ano rende homenagem às mulheres que fizeram história no axé. 

Relembrando o Corso 
12/02 às 9h | Rua Marília de Dirceu, 80 - Lourdes
Um evento que resgata a magia dos carnavais da década de 1950, quando BH ainda era uma cidade recém-fundada e sua folia tinha inspiração em festas europeias. O corso é um desfile com os foliões a bordo de um caminhão, que jogam uma chuva de confete e serpentina sobre o público na rua. Uma jardineira de 1957 e uma caminhonete da mesma época vai levar o Bloco das Vovós Gatinhas, formado por idosas fantasiadas, para um passeio em meio aos foliões. 

Bloco Parque JA
12/02 às 9h | Concentração: Rua Garret, 1010 - Jardim América | Dispersão: Rua Daniel de Carvalho, 2322 - Jardim América
Formado por moradores em defesa da área verde no Bairro Jardim América, o bloco tem bateria com cerca de 40 integrantes que tocam axé, reggae, samba e funk. O cortejo e o repertório são pensados para acolher as famílias e conscientizar foliões sobre a importância do parque para a comunidade e a economia da região. 

Pé di Chinelo
12/02 às 10h | Concentração: Rua Pará de Minas, 815 - Padre Eustáquio | Dispersão: Praça Capela Nova, 4 - Minas Brasil 
Formado em 2015 por pessoas que utilizam ou trabalham no Centro Cultural Padre Eustáquio. A maioria dos integrantes é da terceira idade, e a missão do bloco é ser um espaço acolhedor e inclusivo para todas as idades, inclusive para a criançada. No repertório da bateria predominam samba, forró e axé. 

Circo Marimbondo
12/02 às 10h | Concentração: Rua Divinópolis, 222 - Santa Tereza | Dispersão: Rua Conselheiro Rocha, 2845 - Santa Tereza
Nasceu em Santa Tereza pelas mãos da educadora musical Bianca Luar e da produtora Perla Horta. É um bloco dedicado às canções do Clube da Esquina, com trajeto que passa por pontos importantes para a história do movimento musical. No desfile, palhaços brincam com pernas de pau, bolhas de sabão e malabares. Outros elementos circenses também devem ser adicionados ao cortejo deste ano. 

Meninos do Morro
12/02 às 10h30 | Rua Arariba, 235 - Aparecida
Fundado em 1998 na comunidade da Pedreira Prado Lopes, o bloco é formado por crianças e adolescentes que aprendem a tocar instrumentos de percussão em um projeto social de mesmo nome. O axé é ritmo predominante no repertório, uma vez que a própria formação do bloco está ligada aos ritmos baianos de raiz africana.

Esperando o Metrô
17/02 às 16h | Concentração: Rua Sabrina Ferreira de Oliveira, 15 - Cardoso | Dispersão: Rua Sabrina Ferreira de Oliveira, 127 - Cardoso
Fundado em 2017 no Barreiro, o bloco se dedica a valorizar o patrimônio e a memória da Regional. Com um título que remete à espera pela chegada da linha de metrô no local, faz provocações à má-condição do transporte público que atende os bairros da região. Tem uma bateria inclusiva e diversa, preocupada com a inclusão de todos – idosos e crianças também.