FecharX

Segurança no Carnaval 2024 de Minas: tecnologia e estratégias reduzem crimes

Número de celulares roubados em Belo Horizonte caiu de 94 para 49 na comparação com o Carnaval do ano passado



Créditos da imagem: Leo Lara/Divulgação Baianas Ozadas
Main 427997248 18409282975054670 7268215294294990423 n
A sensação de segurança foi um destaque positivo para os visitantes, com 78% dos entrevistados pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais classificando-a como muito boa ou ótima
Redação Sou BH
16/02 às 08:15
Atualizado em 16/02 às 08:15

O Carnaval de 2024 em Minas Gerais foi marcado por uma significativa melhoria nos índices de segurança, conforme divulgado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (15). Os dados oficiais revelam uma redução nos registros de roubos, furtos, homicídios e casos de importunação sexual, tanto na capital quanto no interior.


A queda dos índices criminais

Com mais de 12 milhões de foliões celebrando nas ruas, incluindo 557 mil visitantes de outros estados, o Carnaval mineiro demonstrou não apenas a capacidade de atrair grandes multidões, mas também de garantir sua segurança. O esforço conjunto entre os órgãos de segurança resultou em uma queda representativa nos principais crimes monitorados durante o período festivo. A redução alcança índices de até 47,8%, como é o caso do número de celulares roubados na capital mineira, que caiu de 94 para 49 na comparação com o Carnaval do ano passado.


Investimentos em tecnologia e inteligência

Um dos pilares para o sucesso da operação de segurança foi o investimento em tecnologia. Pela primeira vez, o Carnaval de Belo Horizonte contou com sistemas de reconhecimento facial para identificar foragidos da Justiça, além do monitoramento de pessoas utilizando tornozeleiras eletrônicas. Essas inovações permitiram uma atuação mais precisa e efetiva das forças policiais.


Ações preventivas e operacionais

Antes mesmo do início das festividades, a Polícia Civil organizou operações que resultaram no cumprimento de centenas de prisões e mandados de busca e apreensão, preparando o terreno para um Carnaval mais seguro. Além disso, o trabalho integrado entre as diversas entidades de segurança, incluindo a Polícia Penal do Estado, foi fundamental para o monitoramento e a rápida atuação diante de qualquer incidente.


Acesso fácil aos serviços de emergência

Inovando na comunicação com os foliões, o serviço Emergência MG permitiu, pela primeira vez, que o público acionasse as forças de segurança através da internet. Este avanço representou um marco importante, oferecendo um canal ágil e eficiente para o atendimento de emergências.


Foliões aprovam as medidas de segurança

A sensação de segurança foi um destaque positivo para os visitantes, com 78% dos entrevistados pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais classificando-a como muito boa ou ótima. Esse resultado reflete o compromisso do Governo de Minas em oferecer não apenas um Carnaval animado, mas também seguro para todos os participantes.


Leia mais notícias sobre o Carnaval no portal Sou BH. Siga também nosso Instagram e Facebook para ficar por dentro de todas as novidades.