Carnaval 2025

BH elege a Corte Momesca para Carnaval de 2025; conheça os representantes

Eleição da Corte Momesca abriu oficialmente o calendário de eventos carnavalescos da capital mineira


Créditos da imagem: Wander Faria/PBH
Belo Horizonte elege a Corte Momesca para agitar o Carnaval de 2025 Belo Horizonte elege a Corte Momesca para agitar o Carnaval de 2025

Duda Sperandio

|
13/01/25 às 08:59 - Atualizado em 13/01/25 às 10:54
compartilhe

Em evento realizado nesse domingo (12), no Espaço Centro e Quatro, foram coroados o Rei Rafael Eduardo, a Rainha Mari Lopes e a Princesa Nzambi Niara, representantes legítimos da folia belo-horizontina em 2025. Responsáveis por levar o espírito carnavalesco a eventos e agendas oficiais do Carnaval, os eleitos receberam faixas de reconhecimento, figurinos oficiais e uma premiação no valor de R$ 17 mil para o Rei Momo e para a Rainha, e de R$ 14 mil para a Princesa.

Conheça os novos nomes do Carnaval de BH

Já coroado outras quatro vezes como rei em outras edições da festa, o Rei Momo do Carnaval 2025, Rafael Eduardo, comemorou sua conquista e prometeu representar mais uma vez todos os atores da folia da cidade.

“Eu vivi toda a evolução do Carnaval de Belo Horizonte. A nossa festa tomou uma dimensão maior nos últimos anos e defender essa história e promover os Blocos Caricatos, Escolas de Samba, Blocos Afros e Blocos de Rua será uma responsabilidade e um orgulho”, comentou.

Bacharel em Direito, Mari Lopes, eleita Rainha do Carnaval de BH, sempre participou da festa desfilando pelas escolas de samba. Dessa vez, ela prometeu levar a mensagem da folia de uma forma diferente: com inclusão, diversidade e sustentabilidade.

Sendo a primeira mulher trans a fazer parte da Corte Momesca, Nzambi Niara, comemorou o título real e a representatividade da sua participação na folia de Belo Horizonte.

“Ser eleita a primeira mulher trans para a Corte Momesca mostra que o mundo está mudando, estamos ocupando lugares que pertencem a nós também”, completa.

Leia também:

Festa de titulação

Durante o evento que elegeu a Corte Momesca, os candidatos se apresentaram e foram avaliados por jurados indicados pela Belotur, por quesitos como: comunicação, simpatia, espírito carnavalesco, samba no pé, desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, elegância e graciosidade.

Além da titulação, o evento contou com a apresentação do Bloco Caricato Bacharéis do Samba e da Escola de Samba Canto da Alvorada, levando um gostinho do que será apresentado nos desfiles.

A eleição da Corte Momesca abriu oficialmente o calendário de eventos carnavalescos da capital mineira. O período oficial da folia belo-horizontina é entre os dias 15 de fevereiro e 9 de março deste ano.