FecharX

‘Take on me’ e outros hits do A-Ha ganham versão clássica da Orquestra Ouro Preto

Misturando sintetizadores com instrumentos de corda, orquestra promete levar o público de volta aos anos 80



Créditos da imagem: Reprodução
Main a ha orquestra prancheta 1
Integrantes da Orquestra Ouro Preto lançaram um divertido vídeo dançando o hit 'Take on me', da banda norueguesa A-Ha
Thiago Alves
27/04/21 às 14:19
Atualizado em 27/04/21 às 14:21

Quem nunca cantou e dançou com o hit 'Take on me', da banda norueguesa A-Ha? Sucesso nas rádios mundiais na década de 1980 e com mais de 11 milhões de ouvintes mensais na plataforma de streaming Spotify, o grupo, conhecido pelo uso de sintetizadores, ganhará uma releitura das suas músicas com violinos, violas e violoncelos. A Orquestra Ouro Preto (OOP) vai misturar a música clássica com os riffs oitentistas no concerto "A-Ha Live", previsto para acontecer no sábado (1º de maio), às 20h30, com transmissão ao vivo e gratuita no canal da Orquestra do Youtube.

"Por que não tocar A-Ha? Essa banda marcou a história de uma geração que curtiu a vida a todo o vapor, sem telefone celular, sem redes sociais, mas com muita música, cores, personalidade e estilo. Queremos tocar a memória afetiva das pessoas, num clamor pelos bons momentos que ficaram para trás. Além disso é importante homenagear não só o sucesso avassalador feito pelo trio como também fazer justiça a algo que é muito pouco falado: a extrema qualidade musical do grupo", destaca o maestro Rodrigo Toffolo, que idealizou o concerto em parceria com o músico Fred Natalino.

O tecladista Paulim Sartori explica que foi um desafio montar o concerto porque não é comum uma orquestra de cordas ser acompanhada pelo som de sintetizadores. "Nossa proposta é resgatar os sons que compõem o universo sonoro do A-Ha, característico desse repertório dos anos 80, tocando os sintetizadores ao vivo para transportar a memória das pessoas através da música", disse.


Temporada "Experience"

Na agenda de 2021, além da homenagem ao A-Ha, a Orquestra Ouro Preto apresentará espetáculos que vão desde uma parceria inédita com João Bosco, uma homenagem ao músico mineiro Vander Lee, passando pelo jazz de Duke Ellington até o rock grunge do Nirvana. "Queremos levar experiências memoráveis ao público. Há alguns anos estamos modernizando o conceito de orquestra. Orquestra pode sim ser uma coisa jovem, uma coisa massa, legal de assistir. Não precisa ser chata", explica o maestro, um entusiasta da democratização do acesso à música.

O ano será marcado também pelo lançamento do disco "Valencianas II", gravado em Portugal. O encontro da Orquestra, com o multiartista pernambucano Alceu Valença e o diretor de cena Paulo Rogério Lage vai oferecer ao público novas músicas, novos arranjos e a mesma beleza que marcou a primeira edição do projeto

A série "Domingos Clássicos" no Sesc Palladium está de volta, com um concerto mensal no Grande Teatro, em Belo Horizonte, a preços populares. No primeiro semestre, os concertos ainda terão um formato híbrido, com presença limitada de público e transmissão pelo canal do Youtube.

'Take On Me' atinge 1,2 bilhão de visualizações no Youtube

Com 39 anos de estrada, o A-Ha lançou no ano passado uma versão restaurada do clipe 'Take On Me', na resolução 4K. O vídeo, publicado na conta oficial do grupo norueguês, já conta com mais de 1,2 bilhão de visualizações.  O vídeo foi inspirado no filme “Tron” e se tornou inovador na época por trazer a técnica da rotoscopia, capaz de redesenhar quadros de filmagens para serem usados em animação.