FecharX

“Tiradentes em Cena” tem o afeto como tema em sua 9º edição

De forma gratuita e on-line, o público terá até sábado (22) para conferir pré-estreias, catálogo de espetáculos, oficinas, lives, curtas e debates



Créditos da imagem: iStock
Main tirademtes istock
Assim como nos anos anteriores, o 'Tiradentes em Cena' mantém sua característica de oferecer ao público um leque variado de gêneros, desta vez em formato virtual e inédito
Redação Sou BH
19/05/21 às 10:37
Atualizado em 19/05/21 às 10:37

Começa nesta quarta-feira (19) a 9ª edição da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena, que neste ano terá o afeto como tema. De forma gratuita e on-line, o público terá até sábado (22) para conferir pré-estreias, catálogo de espetáculos, oficinas, lives, cenas curtas e debates. A programação completa está no site e nas redes sociais da mostra. 

Assim como nos anos anteriores, o Tiradentes em Cena mantém sua característica de oferecer ao público um leque variado de gêneros, desta vez num formato inédito tanto para quem está fazendo quanto para quem está assistindo.

A atriz e poeta Elisa Lucinda é a homenageada deste ano e abrirá a mostra numa apresentação ao vivo pelo Instagram. Elisa também apresentará o espetáculo "A paixão segundo Adélia Prado" no canal do Youtube e encerra o festival com o recital inédito na Boca da Palavra construído dramaturgicamente através do mergulho poético da sua obra, fará essa live com sua parceria e atriz Geovana Pires.

“A migração para o ambiente digital certamente afetou a possiblidade dos encontros reais que só o teatro proporciona. Porém, conseguimos fazer uma curadoria que inclui grupos de lugares mais distantes e que, presencialmente, fica mais difícil viabilizar devido ao alto custo da logística. O ambiente virtual amplia o acesso e a abrangência da Mostra”, conta Aline Garcia, idealizadora e diretora geral do Tiradentes em Cena.

Em parceria com a atriz, diretora e coordenadora do Corredor Latinoamericano de Teatro, Carolina Correa, serão viabilizados dois espetáculos e um roda de conversa com artistas de outros países.

De Buenos Aires vem o espetáculo “Devil”, dirigido por Sergio Albornoz e que conta histórias de violência na vida de cinco mulheres. Já o espetáculo espanhol “No Fi”, dirigido pelo argentino Mauro Molina, aborda as questões atuais da sociedade. Também acontece um bate papo sobre os possíveis caminhos e desafios da internalização das Artes Cênicas nos festivais brasileiros.

“Desde nova lutei e sonhei por uma maior integração cultural entre os países da América Latina. É comum escutar que o Brasil está de costas para os outros países latinos ignorando suas culturas e histórias que, afinal, nos pertencem também. Apesar da globalização, as culturas não se comunicam tanto quanto poderiam”, expõe Carolina Correa, parceira da Mostra e coordenadora da residência artística do Tiradentes em Cena.

Parcerias, oficinas, estreia e debates marcam mostra

O Festival Cenas Curtas, realizado em parceria com o espaço de criação OAndarDeBaixo, continuará todo virtual e voltado para experimentação desse campo artístico no qual teatro e audiovisual se entrelaçam. 

Uma comissão formada por profissionais das artes cênicas e visuais selecionarão dez propostas que serão exibidas no canal do Youtube do Tiradentes em Cena. O público irá escolher três delas para serem premiadas com valor em dinheiro e destaque na plataforma.

O Campus Cultural DAC - UFMG em Tiradentes segue como parceiro de mais uma edição da Mostra. Esse ano ele apoia o Seminário “Modos de Produção e Gestão Cultural”. Outra novidade é a residência artística de Criação Autoficcional Sensorial, com a diretora e atriz Carolina Correa coordenando as criações de quatro atrizes da região das vertentes.

Ampliando ainda mais esse encontro, teremos na programação do festival a MUND’AUMA, da Gira GIRA – Grupa de Investigação e Reflexão em Arte. Esta mostra é composta por criações artísticas elaboradas pelas residentes da edição GIRA 2020/2021.

“Serão apresentadas elaborações audiovisuais – vídeo-artes e documentários, foto performances e gravações de textos inéditos. Intitulada como MUND’AUMA, a mostra traz como temática a relação em constante trânsito que se estabelece entre MUNDO e ALMA”, explica Fabricio Trindade, Coordenador do GIRA.

Sesc Minas trará o Ciclo de Capacitação Sesc Tiradentes em Cena

Continuando a parceria com o Sesc Minas, o Ciclo de Capacitação Sesc Tiradentes em Cena traz rodas de conversa, workshop e oficina. Nele serão abordados temas atuais como: a cultura e o turismo em tempos de isolamento social, as cenas curtas e o microteatro nas plataformas virtuais, workshop gestão cultural de mostras/festivais em tempos de pandemia e escrita criativa em isolamento social.

Espetáculos da 9ª edição do Tiradentes em Cena

A programação da mostra vem recheada de mais de 20 espetáculos dos mais variados gêneros. As apresentações acontecerão em diferentes plataformas, promovendo uma experiência virtual diversa e plural. O público poderá conhecer a atual produção brasileira de onde ele estiver, sendo esta uma das vantagens do formato digital.

Duas estreias estão programaras: uma do grupo Corpo Coletivo (Juiz de Fora), com a peça "Listas, números, assuntos inacabados" e "Fragmentos Possíveis" (São Paulo) com texto/direção de Gabriela Mellão e atuação de Clovys Tôrres e Eucir de Souza.