FecharX

13 filmes para esquentar seu Dia das Bruxas

Saiba tudo sobre a estreia mais aguardada do momento, Halloween. E mais 12 longas para morrer de medo nos cinemas, ou em casa



Créditos da imagem: Universal Pictures
Main 190025 halloween universal pictures
Redação Sou BH
27/10/18 às 15:30
Atualizado em 26/03/19 às 22:34

Por Izabela Ventura

Até a psicanálise já entrou em cena pra tentar explicar porque muitas pessoas têm um certo prazer em sentir medo. Enquanto os estudiosos avaliam o que ocorre com a mente humana, os estúdios de cinema só querem saber de aterrorizar os espectadores e, quanto mais assustador o filme, melhor. O dia 31 de outubro se aproxima e a estreia de Halloween, uma das maiores referências do gênero, vai celebrar a data em grande estilo.

Esta é a 11ª produção da franquia estrelada por Michael Myers, vilão que já protagonizou o pesadelo de muita gente, desde 1978. Os mais críticos adoram lembrar que ele é aquele tipo clichê de assassino de ficção que anda lentamente com a faca na mão enquanto persegue (e alcança) a mocinha desesperada.  Mas a verdade é que Myers foi um dos pioneiros nesse ‘estilo de matar’. Em 2018, 40 anos depois, está mais impiedoso do que nunca.

Enredo e atuação

O clima retrô já começa no letreiro, despertando a nostalgia dos aficionados pelos clássicos. Porém, desta vez, claramente, todas as produções anteriores de Halloween foram ‘resetadas’, inclusive no roteiro. Permaneceram algumas referências, como uma cena apreensiva num banheiro público, cuja tensão já havia sido explorada.

A história é a seguinte: uma dupla de documentaristas visita Myers na prisão psiquiátrica, para retratar a noite de terror vivida pela protagonista, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis), agora, avó. O vilão, por sua vez, escapa da custódia, recupera sua antiga máscara e deixa seu rastro de sangue pelo caminho de vingança à Laurie.

A atuação de Jamie, como sempre, é brilhante. O papel de mulher forte, porém traumatizada por tudo o que viveu, foi alcançado nos mínimos detalhes, em cada expressão facial. Neste enredo, apesar dos problemas familiares provocados por Myers, Laurie está mais preparada para enfrentá-lo. Segure bem a pipoca no cinema, porque os sustos são inevitáveis.

Para consultar as salas de exibição, visite nossa página. Lembrando que clientes Claro têm desconto de 50% nas entradas dos filmes da sala Premier, no NetCineart Ponteio.

Noite de terror

Outras duas opções para o Halloween em cartaz nos cinemas são A Casa do Medo - Incidente em Ghostland e A Freira. Mas se você prefere passar a data em casa, vendo filmes com os amigos ou agarradinho com o ‘mozão’, aí vão dez indicações de longas de terror e suspense disponíveis na Netflix:

Psicose

‘Clássico dos clássicos’, esse filme é parada obrigatória de qualquer cinéfilo. Conheça a história que deu origem à série “Bates Motel”, com o psicótico Norman Bates (Anthony Perkins), e sua relação doentia com a mãe.

Os Outros

Suspense psicológico repleto de sustos, estrelado por Nicole Kidman, interpretando uma mãe que suspeita que sua casa seja assombrada.

Hush

O longa dá bastante aflição, pois a protagonista é deficiente auditiva, e precisa escapar de um assassino psicopata cercando sua casa.

Terror em Silent Hill

Baseado em jogos de videogame, o filme narra a jornada de uma mãe desesperada para salvar a filha de uma doença misteriosa, e a leva para uma cidade abandonada e sinistra.

O Albergue/Jogos Mortais

Essas duas indicações são para os que gostam de um estilo mais ‘sanguinário’, com muitos pedaços de corpos humanos manchando a tela de sangue. O primeiro mostra estudantes americanos sendo torturados em um albergue eslovaco. Já no segundo, os personagens são colocados em situações mortais para lutar pela vida.

1922

A produção da Netflix é baseada em um livro de Stephen King, que dispensa apresentações. Na trama, um fazendeiro pacato resolve matar a esposa para solucionar um problema financeiro, contando com a ajuda do próprio filho.

A Chave Mestra

Kate Hudson, famosa por estrelar comédias românticas (Como Perder um Homem em Dez Dias), mostra que sabe ser eclética neste suspense. Ela interpreta uma enfermeira que cuida de uma vítima de derrame numa mansão e encontra uma chave que guarda segredos bem macabros na casa.

As Vozes/Compulsão Assassina

Esses não são exatamente assustadores, mas dois suspenses psicológicos muito interessantes. Em As Vozes, Ryan Reinolds (Lanterna Verde) tem uma excelente atuação como um esquizofrênico. A trama é inteligente e não usual, cheia de sutilezas. Também na linha de humor negro, Compulsão Assassina retrata a profundidade da mente humana no relacionamento entre duas vizinhas perturbadas.

Ilha do Medo

Duas palavras: Martin Scorsese. Difícil encontrar um filme desse cineasta que não seja surpreendente. Neste, Leonardo DiCaprio é um inspetor que precisa investigar um crime em uma penitenciária psiquiátrica.