FecharX

14ª Primavera dos Museus promove programação entre museus de Minas Gerais

Eu, museu – nos bastidores dos museus da Secult é o tema dessa edição, em terras mineiras



Créditos da imagem: Omar Freire/ Divulgação
Main ofs 0238.jpg museu mineiro omar freire imprensa mg
Redação Sou BH
22/09/20 às 18:03
Atualizado em 22/09/20 às 18:03

Os museus que compõem a Diretoria de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) participam da 14ª edição da Primavera de Museus, com a produção e exibição de vídeos em suas redes sociais, com o tema Eu, museu – nos bastidores dos museus da Secult. São eles: Museu Mineiro, Museu dos Militares Mineiros e Centro de Arte Popular, em Belo Horizonte, o Museu Casa Alphonsus de Guimarães, em Mariana, o Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, e o Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo.

A Primavera de Museus é uma iniciativa de promoção proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que une instituições museológicas de todo o território nacional, durante uma semana, com atividades que giram em torno de um tema comum. Neste ano de 2020, o IBRAM convida os museus para uma agenda de atividades desenvolvidas no ambiente da rede mundial de computadores com o tema Mundo Digital: Museus em transformação. A ação ocorre anualmente no início da primavera e tem como principais objetivos: promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante; intensificar a relação com a sociedade e promover uma integração entre as instituições museológicas.

Já em solo mineiro, o projeto Eu, museu – nos bastidores dos museus da Secult tem como referência a obra Eu, robô do escritor russo Isaac Asimov (1920-1922), publicado em 1939. A obra de ficção-científica se passa em um futuro distópico, em que a Terra é dominada por máquinas e por sistemas de inteligência artificial. Esse contexto, não muito diferente do tempo presente, se relaciona com a temática proposta IBRAM, “Mundo Digital: Museus em Transformação”. Assim, numa ação conjunta dos museus da Secult, serão produzidos e publicados nas redes sociais vídeos exibindo os bastidores dos museus, com ênfase especial nas pessoas que estão por detrás das ações ofertadas aos visitantes da instituição: seus funcionários.

As postagens acontecerão no seguinte cronograma: hoje (22/09) no Centro de Arte Popular e no Museu Casa Guignard; quarta-feira (23/09) no Museu Mineiro; quinta-feira (24/09) no Museu Casa Guimarães Rosa; e na sexta-feira (25/09) nos Museu Casa Alphonsus de Guimarães e Museu dos Militares Mineiros.