Cultura

Primeiro arranha-céu de BH: Edifício Ibaté é símbolo arquitetônico

Com quase 100 anos de história, edifício abrigou consultório médico de JK, ex-presidente do Brasil


Créditos da imagem: Sylvio de Vasconcellos/Acervo Laboratório de Fotodocumentação EA-UFMG
Edifício Ibaté em 1960 Edifício Ibaté (BH) em 1960

Redação Sou BH

|
22/01/25 às 12:43 - Atualizado em 22/01/25 às 17:27
compartilhe

Considerado o primeiro arranha-céu da capital mineira, o Edifício Ibaté foi projetado em 1933 e simboliza um verdadeiro marco arquitetônico para a cidade. Localizado no Centro de BH, na Rua São Paulo, nº 498, esquina com a Avenida Afonso Pena, a construção modernista representa a primeira obra de transformação das paisagens urbanas da capital mineira.

Inaugurado em 1937, com 10 andares, o prédio foi projetado para ter lojas no primeiro pavimento e andares com salas comerciais. Inclusive, na década de 30, Juscelino Kubitschek comprou uma sala no edifício e abriu um consultório médico antes de entrar para a política. O ex-presidente era urologista, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A construção é tombada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município desde 1994, e durante 21 anos ficou fechado. Após reforma em 2016, o edifício passou a abrigar um hotel, que funciona até hoje no endereço.

Leia também:

Outro prédio histórico de BH

O Edifício Acaiaca é um desses lugares icônicos que você precisa conhecer em BH. Neste mês, o espaço ainda ganhará uma nova atração com a reabertura do bunker (abrigo subterrâneo). Originalmente projetado durante a Segunda Guerra Mundial como abrigo antiaéreo, o espaço será aberto ao público, oferecendo uma viagem no tempo. Além disso, o edifício planeja uma tirolesa que conectará seu topo ao Parque Municipal.

O objetivo é criar uma experiência que combine curiosidade e cultura. “O bunker, um dos locais mais enigmáticos do edifício, será transformado em uma experiência que mistura curiosidades, cultura e o charme único do Acaiaca”, publicou a administração em postagem nas redes sociais. Embora a data oficial para a abertura do bunker ainda não tenha sido divulgada, a expectativa já está crescendo entre moradores e turistas.