FecharX

2015 – O ano que vou morar no cinema

Confira o que as telonas reservam para o ano que está chegando



Créditos da imagem: Divulgação
Main 140907 birdman
Birdmam concorre ao Globo de Ouro de 2015
Redação Sou BH
23/12/14 às 15:09

Por Carlos de Campos, do blog A Última Sessão

Não é nenhum exagero dizer que 2015 será um ano cinematográfico. E nem só para os aficionados com o cinema-pipoca. Sim, teremos “Os Vingadores 2”, reboots de “Mad Max”, “Jurassic Park” e do “Exterminador do Futuro” e um legitimo “Star Wars” no final do ano, mas também vamos nos deleitar com a cinebiografia de James Brown, os “50 Tons de Cinza” e uma nova dobradinha Spielberg/Tom Hanks. Mas o ano começa agora, em janeiro, com pelo menos sete opções que, por um motivo ou outro, já valem o ingresso.

Confira em detalhes alguns dos lançamentos de janeiro!

Whiplash - Em Busca da Perfeição
Diretor: Damien Chazelle 
Elenco: Miles Teller, J.K. Simmons, Melissa Benoist

De que se trata: Andrew Neiman é um jovem e promissor baterista admitido em uma conceituada Academia de Música. Lá, Andrew se torna protegido do mais respeitado professor da Escola, Terence Fletcher. Andrew anseia ser reconhecido entre os grandes gênios da música, mas seus sonhos de grandeza vão ser testados pela relação conflituosa com seu professor.

Por que assistir: Whiplash vem surpreendendo público e crítica por onde passa. Quem já viu se diz admirado como uma história tantas vezes vistas no cinema (a relação aluno x professor) ganha contornos e nuances tão inspiradores e furiosos. O filme arrebatou prêmios e elogios nos Festivais de Sundance e de Toronto.  

Estreia: 8 de janeiro de 2015


Acima das Nuvens
Diretor: Olivier Assavas
Elenco: Juliette Binoche, Kristen Stewart, Chloë Moretz,

De que se trata: No auge de sua carreira, a atriz Maria Enders é convidada a participar da remontagem da peça que a tornou famosa há 20 anos. A proposta é que a atriz troque de personagem e assuma o papel da mulher mais velha enquanto uma jovem estrela de Hollywood fique com o papel que deu fama à Maria. Quem a convence a aceitar o desafio é sua assistente. Maria parte para uma região remota dos Alpes onde irá ensaiar o papel ao lado da jovem atriz.

Por que assitir: Sucesso na 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Mais um elogiado trabalho do diretor francês Olivuer Assayas que discute a relação entre arte e vida real, juventude e maturidade, memória e verdade, passado e presente. E até Kristen Stewart, a estrela de “Crepúsculo”, vem tendo a sua atuação elogiada. Ver para crer. 

Estreia: 8 de janeiro de 2015


Invencível
Diretor: Angelina Jolie
Elenco: Jack O’Connell Garrett Hedlund, Domhnall Gleeson

De que se trata: Em plena 2ª guerra mundial, o avião do um atleta olímpico Louis Zamperini sofre um acidente e cai no Oceano Índico. Após seis semanas no mar, Louis é resgatado e feito prisioneiro pelos japoneses. Até o final da guerra, ele passará por todo tipo de provações. 

Porque assistir: O filme é baseado na história verdadeira deste atleta que se tornou um dos maiores exemplos de superação dos Estados Unidos. O livro “Invencível: Uma História de Sobrevivência, Resistência e Redenção” ficou 145 semanas entre os mais vendidos do jornal The New York Times. O roteiro contou com a colaboração dos irmãos Joel e Ethan Cohen. 

Estreia: 15 de janeiro de 2015


Livre
Diretor: Jean Marc-Vallé
Elenco: Reese Witherspoon, Laura Dern e Thomas Sadoski

De que se trata: Aos 26 anos, a vida já proporcionou tristezas e decepções demais para Cheryl Strayed. Tantos dissabores a fazem tomar uma decisão impulsiva: caminhar completamente sozinha mais de 1700 quilômetros de trilha que atravessa a costa oeste dos Estados Unidos. 

Porque assistir: uma história real, dirigida por um cineasta canadense que fez bonito ano passado com “Clube de Compra Dallas” e roteirizada por Nick Hornby (autor de Alta Fidelidade e Um Grande Garoto). A jornada de sobrevivência e redenção é uma espécie de versão feminina de “Na Natureza Selvagem”.

Estreia: 15 de janeiro de 2015


A teoria do tudo
Diretor: James Forster
Elenco: Eddie Redmayne, Felicity Jones, Tom Pryor

De que se trata: O astrofísico Stephen Hawking é uma figura tão conhecida pela inteligência das suas teorias sobre o tempo quanto pelas limitações causadas por uma doença motora degenerativa que paralisa os músculos do corpo. O filme faz um recorte na vida de Hawking quando, aos 21 anos, ele se apaixona por sua futura esposa e descobre a doença que futuramente o condenaria a ficar preso em uma cadeira de rodas.

Porque assistir: A interpretação de Eddie Redmayne já chamou a atenção como um forte candidato ao Oscar. Para dar veracidade ao seu desempenho como Hawking, ele perdeu peso, se encontrou com portadores da mesma doença e treinou durante quatro meses com um instrutor de dança uma maneira de controlar completamente o seu corpo. 

Estreia: 15 de janeiro de 2015


Birdman
Diretor: Alejandro González Iñárritu
Elenco: Michael Keaton, Edward Norton, Emma Stone, Zach Galifianakis 

De que se trata: No passado, Riggan Thompson conheceu o sucesso ao estrelar três filmes do super-herói Birdman. Agora, ele não passa de um ator decadente em busca do reconhecimento artístico que decide produzir e atuar em uma peça na  Broadway. O ator abandonou o personagem, mas a voz do Birdman ainda insiste em atormentar Riggan às vésperas da estreia da peça.

Porque assistir: No final dos anos 80, Michael Keaton vestiu o uniforme do Batman, de Tim Burton. O ator nunca mais experimentou sucesso semelhante. Por isso mesmo, a escolha de Keaton para o papel principal não tem nada de aleatório. Birdman também lidera as indicações ao Globo de Ouro, ao Screen Actors Guild Awards e Critics Coice Movie Awards, com indicações de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro

Estreia: 22 de janeiro de 2015


Sniper Americano
Diretor: Clint Eastwood
Elenco: Bradley Cooper, Sienna Miller, E.R. Ruiz

De que se trata: Chris Kyle é o mais letal atirador da historia militar dos Estados Unidos. Ele é enviado ao Iraque com a missão de proteger seus colegas de farda. À medida que sobe o número de soldados “salvos” por sua proteção, Chris ganha o apelido de “A Lenda”. Sua fama também cresce atrás das linhas inimigas tornando-o um alvo primário. Enquanto isso, Chris ainda tenta conciliar a vida de bom marido e pai, mesmo estando com a cabeça a prêmio e a meio mundo de distância.

Porque assistir: É um filme do Clint Eastwood! Precisa ter outro motivo?

Estreia: 22 de janeiro de 2015


Confira agora outros lançamentos de janeiro!

Uma Noite no Museu 3 - O Segredo da Tumba
Estreia:
1° de janeiro


Os Pinguins de Madagascar
Estreia:
15 de janeiro


Leviatã
Estreia: 15 de janeiro


A Mulher de Preto 2: Anjo da Morte
Estreia: 22 de janeiro 


Busca Implacável 3
Estreia:
29 de janeiro


Caminhos da Floresta
Estreia
: 29 de janeiro


O Jogo da Imitação
Estreia:
29 de janeiro