Setembro segue com agenda teatral repleta de atrações; confira opções para todas as idades
A mezzo-soprano Carla Rizzi interpreta a protagonista de "Hilda Furacão, a Ópera"
Entre montagens premiadas, produções independentes e espetáculos voltados para as crianças, a agenda teatral deste mês continua movimentada na capital mineira. Há apresentações espalhadas por diferentes pontos da cidade, com opções gratuitas e pagas. Selecionamos destaques que prometem encantar o público adulto e infantil. Confira!
Leia também:
Dentro do Festival Ponta Pé, da Cóccix Companhia Teatral, o espetáculo “Ela não é Simone. Ele não é Ninguém” será apresentado nos dias 17 e 18 de setembro, na Comunidade Kolping (Conjunto Minas Caixa).
Trata-se da história de Simone, jovem atriz insegura e dependente de antidepressivos, e sua relação com um amigo imaginário. Temas como ansiedade e depressão são explorados com humor e sensibilidade. Estreada há 10 anos, a peça já passou por festivais nacionais e marcou a trajetória dos atores com prêmio e reconhecimento da crítica.
Quando: 17 e 18 de setembro, às 20h
Onde: Comunidade Kolping – R. Padre Adolfo Kolping, 170 – Conjunto Minas Caixa – Belo Horizonte (MG)
Ingressos: Entrada gratuita
Após a estreia de sucesso em 2024, a Orquestra Ouro Preto volta a apresentar “Hilda Furacão, a Ópera”, nos dias 18 e 19 de setembro, no Palácio das Artes.
A montagem, inspirada no romance de Roberto Drummond, acompanha Hilda, jovem que abandona a elite belo-horizontina e vai viver na zona boêmia da cidade, além de mergulhar na paixão por Frei Malthus, um religioso dividido entre a fé e os desejos humanos. São dois atos que misturam elementos da música popular com a tradição operística.
Quando: 18 e 19 de setembro, às 20h
Onde: Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Ingressos: Hilda Furacão, a Ópera – Eventim
Beth Goulart apresenta o monólogo “Simplesmente Eu, Clarice Lispector” de 19 a 21 de setembro, dentro do Festival Teatro em Movimento, no Centro Cultural SESIMINAS. Idealizado, escrito e dirigido pela própria atriz, o espetáculo percorre diferentes fases da vida da escritora, a partir de personagens como Joana, Ana e Lori.
Segundo Goulart, a montagem, que entrou em cartaz em 2009 e já passou por 289 cidades, ganhou novas camadas de interpretação ao longo dos anos.
Quando: 19, 20 e 21 de setembro, às 20h
Onde: Centro Cultural SESIMINAS – R. Álvares Maciel, 59 – Santa Efigênia – Belo Horizonte (MG)
Ingressos: Simplesmente Eu, Clarice Lispector – Sympla
“Sonho Encantado de Cordel, o Musical” chega aos palcos inspirado em um enredo da escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense, que homenageou Hans Christian Andersen em 2005. Os contos de fadas do autor e a literatura de cordel atravessam a montagem, ambientando a narrativa no Nordeste do Brasil. Crianças e adultos podem assistir ao espetáculo nos dias 20 e 21 de setembro, no Sesc Palladium.
Quando: 20 de setembro, às 18h, e 21 de setembro, às 15h
Onde: Sesc Palladium – R. Rio de Janeiro, 1046 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Ingressos: Sonho Encantado de Cordel, o Musical – Sympla
Um clássico, “Os Saltimbancos” é a adaptação de Chico Buarque para a obra de Luiz Enriquez Bacalov e Sérgio Bardotti, em cartaz no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, no dia 21 de setembro.
A história acompanha a aventura um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata que partem do campo para a cidade em busca do sonho da carreira artística, com bastante humor, música e sapateado. Sucesso de crítica e público, o espetáculo continua encantando gerações inteiras com canções atemporais.
Quando: 21 de setembro, às 16h
Onde: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas – R. da Bahia, 2.244 – 5º andar – Lourdes – Belo Horizonte (MG)
Ingressos: Os Saltimbancos – Sympla
O espetáculo infantil “Biruta” será apresentado no dia 21 de setembro, às 16h, na Fundação Nacional de Artes (Funarte MG), seguido de bate-papo com o público.
Criado pelo Núcleo de Criação e Pesquisa Sapos e Afogados, ele usa a linguagem da palhaçaria para falar, com humor e poesia, sobre diversidade, cuidado e saúde mental infantojuvenil, tudo isso a partir de uma perspectiva antimanicomial. “Biruta” integra a 5ª edição do Festival Acessa BH, maior evento no Brasil dedicado à cultura DEF – produzida por e com pessoas com deficiência.
Quando: 21 de setembro, às 16h
Onde: Funarte MG – Rua Januária, Nº 68-Centro – Belo Horizonte (MG)
Ingressos: Entrada gratuita
De 19 de setembro a 20 de outubro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH) recebe “Prima Facie”, primeiro solo teatral de Débora Falabella. A atriz interpreta Tessa, advogada de origem pobre que construiu carreira defendendo acusados de violência sexual, mas vê sua trajetória abalada por uma crise que a leva a questionar valores, o sistema judicial e a condição feminina.
Sucesso internacional escrito pela australiana Suzie Miller, a montagem brasileira já rendeu a Falabella prêmios como o Shell e o APCA de Melhor Atriz.
Quando: 19 de setembro a 20 de outubro, de sexta a segunda, às 20h
Onde: CCBB BH – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte (MG)
Ingressos: Prima Facie – CCBB