FecharX

A dama do flamenco: María Pagés vem a BH com mega espetáculo de dança

A turnê "Una Oda Al Tiempo" passa pela capital mineira dia 30 de agosto trazendo uma apresentação histórica e potente



Créditos da imagem: Divulgação
Main t oda 017
Conteúdo Patrocinado
11/08/22 às 17:05
Atualizado em 11/08/22 às 17:05

Com um vestido vermelho, a exuberância dos braços de serpente e inúmeros símbolos das raízes do flamenco, María Pagés está de volta aos palcos do Brasil, desta vez com o espetáculo "Una Oda Al Tiempo". Composta por oito bailarinos e sete músicos, a apresentação fala do efêmero, da eternidade e da irreversibilidade implacável do tempo sobre o corpo, o desejo, a arte e a vida, e passa por Belo Horizonte dia 30 de agosto, às 20h30, no Sesc Palladium. Os ingressos podem ser adquiridos pela Sympla.

Dirigido pela própria coreógrafa sevilhana e pelo hispanista, dramaturgo e escritor, El Arbi El Harti, "Una Ode Al Tiempo" é uma obra madura, completa, que transmite doze sentimentos em doze cenas com um passeio pelas estações da vida. São sequências coreográficas rápidas e nítidas, em um espetáculo eletrizante, denso e altamente instigante. A obra é inspirada em autores díspares como Platão, Margueritte Youcenar, Martin Heidegger, Pablo Neruda e o compositor John Cage. 

"'Uma ode ao tempo' é uma coreografia flamenca sobre a contemporaneidade e sobre o diálogo contínuo e necessário com a memória. O espetáculo pergunta sobre o que está acontecendo no mundo atual para que a arte possa se expressar como faz. O flamenco é uma arte popular, com uma trajetória riquíssima de evolução, que recorre e que toca todos os sentimentos humanos. Estou muito feliz por trazer essa experiência para o Brasil", afirma María. 

Pagés é uma das mais reconhecidas e premiadas estrelas da tradição flamenca. Pupila de Antonio Gades, ícone da cultura espanhola, ela é uma mulher política, que em seu novo espetáculo chama a atenção pelos cabelos grisalhos, como uma escolha de abraçar as marcas do tempo, fazendo um passeio histórico pela dança, misturando tradição e contemporaneidade. Neste espetáculo, María traz uma reflexão ética e artística sobre a atualidade, explorando as luzes e sombras perturbadoras que assinalam o tempo. 

"Trazer María Pagés novamente para o Brasil com um espetáculo neste formato, após tempos difíceis de pandemia, é uma alegria. Una Oda Al Tiempo é um presente para os brasileiros. O público vai ter a oportunidade de vivenciar a riqueza estética e sonora do flamenco em 95 minutos ininterruptos de dança, música e cultura. É um show emocionante tanto para quem ama o flamenco, quanto para quem não conhece", garante Steffen Dauelsberg, diretor executivo da Dellarte, organizadora da turnê no Brasil. 

Serviço

María Pagés "Una Oda Al Tiempo" 

Local: Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro)

Data: 30 de agosto de 2022

Horário: 20h30

Ingressos: Sympla