FecharX

‘A Última Sessão’: espetáculo traz o encontro fictício entre Freud e C.S.Lewis

Peça é uma interpretação do texto do premiado autor Mark St. Germain; apresentação marca o retorno presencial do projeto Palco Instituto Unimed-BH



Créditos da imagem: João Calda
Main e dtqyby
'A Última Sessão de Freud' no Grande Teatro do Sesc Palladium
Redação Sou BH
17/03/22 às 18:01
Atualizado em 17/03/22 às 18:01

O Palco Instituto Unimed-BH traz para Belo Horizonte o espetáculo “A Última Sessão”. A peça, que marca o retorno das apresentações presenciais do projeto, será apresentada nos dias 01 e 02 de abril, (sexta e sábado, às 21h), no Grande Teatro do Sesc Palladium. Garanta seu ingresso! 


Com direção de Elias Andreato, o texto ‘A  Última  Sessão de Freud’ é uma obra do premiado autor americano Mark St. Germain, que revela um encontro fictício entre Sigmund Freud e o escritor, poeta e crítico literário C.S.Lewis. 


A história se passa no consultório de Freud, na Inglaterra, quando estava exilado depois de ter fugido da  perseguição  nazista  na  Austria, em plena segunda guerra mundial, no ano  de 1939.  


O cenário, assinado por Fábio Namatame, reproduz com detalhes o gabinete do psicanalista, pano de fundo para o encontro entre os dois pensadores, que influenciaram o  pensamento científico filosófico da sociedade do século XX. 


Freud e Lewis conversam sobre a existência de Deus, mas o embate verbal se expande por assuntos como o sentido da vida, natureza humana, sexo, morte e as relações humanas, resultando em um espetáculo que se conecta profundamente com o espectador através de ferramentas como o humor, a sagacidade e o resgate da escuta como ponto de partida para uma boa conversa. O sarcasmo e ironia rondam toda essa discussão, e as ideias contundentes ali propostas nos confundem, por mais ateus ou crentes que sejamos. 


Em uma entrevista sobre o espetáculo, o autor comenta: “A peça mostra um embate de ideias. Isso é uma armadilha, e eu não queria que o espetáculo se transformasse em um debate. Por isso, pelo bem da ação dramática, situei o encontro entre Freud e Lewis no dia  em que a Inglaterra ingressou na Segunda Guerra Mundial. Então, são dois homens no limite, sabendo que Hitler poderia bombardear Londres a qualquer minuto”.


Serviço: 

A  Última  Sessão  de  Freud

Data:  01 e 02 de abril

Horário: 21h

Local: Grande Teatro do Sesc Palladium.

Duração: 80 minutos 

Classificação:14 anos

Ingressos: Sympla