FecharX

A Voz do Silêncio + 9 filmes nacionais pra você ver no cinema

O filme estrelado por Marieta Severo retrata a solidão nas relações humanas no contexto da agitação das grandes cidades



Créditos da imagem: Divulgação/Imovision
Main 174253 destaa voz do sil%c3%aancio   copia
Redação Sou BH
23/11/18 às 15:18
Atualizado em 01/02/19 às 13:40

Por Izabela Ventura

O barulho intenso das grandes metrópoles versus o silêncio interno das angústias humanas. A profundidade dos conflitos psicológicos e das relações interpessoais é retratada em A Voz do Silêncio. O filme estreou nessa quinta-feira (22), em todo o Brasil, depois de passar pelos principais festivais internacionais de cinema.

A narrativa foi construída apresentando os personagens de forma intercalada, mostrando aos poucos como suas histórias estão entrelaçadas. São como minicrônicas, descrevendo um atendente de telemarketing; uma dançarina de boate/cantora; um locutor de rádio; um sushi man; uma corretora de imóveis; um oficial de justiça; uma bailarina; e uma aposentada. A última, vivida por Marieta Severo.

Como toque de misticismo, os sete acompanham, de forma direta ou indireta, o surgimento de um eclipse lunar e a ‘Lua de Sangue’. O fenômeno carrega a simbologia de rupturas e momentos de mudanças nas vidas das pessoas. Com a metáfora, a intenção do escritor e diretor, André Ristum, foi provocar o questionamento: será que é possível ir em frente com a vida na sociedade atual?

Com tom melancólico misturado com poesia, a história é marcada pela música ‘Não existe amor em SP’ (de Criolo), com estrofes que classificam a capital paulista como ‘um labirinto místico onde os grafites gritam’, e onde ‘os bares estão cheios de almas tão vazias’.

No longa, a cidade mais populosa da América do Sul representa todas as metrópoles mundo afora. E disso Ristum entende. Ele nasceu em Londres, cresceu em Roma e depois se mudou pra São Paulo. Os personagens da obra representam pessoas que, de alguma forma, marcaram sua vida. O enredo se passa no bairro Bela Vista, onde morou por oito anos, e serviu como locação.

“Neste roteiro eu quis trazer uma reflexão sobre o silêncio interno das pessoas em cidades barulhentas. Há tanta gente, tantos relacionamentos, mas os moradores interagem pouco, estão cada vez mais solitários, mesmo rodeados de milhões de habitantes. Que voz tem esse silêncio?”, aponta o diretor.

O Brasil em destaque

Outro filme nacional interessante nos cinemas é o suspense O Segredo de Davi. Ele é protagonizado por Nicolas Prattes, ator de novelas que se adaptou muito bem ao estilo cinematográfico, e vive um serial killer famoso por filmar as vítimas e colocar nas redes sociais.

Acesse abaixo a nossa lista com indicações dos filmes brasileiros em cartaz. Tem comédia, romance, cinebiografia e muito mais. Antes, uma última dica: clientes Claro têm 50% de desconto na sala Premier, no Net Cineart Ponteio. Aproveite!

O Doutrinador

Todas as Canções de Amor

O Grande Circo Místico

Chacrinha - O Velho Guerreiro

Tudo por um Popstar

Crô em Família

Tudo Acaba em Festa

Legalize Já - Amizade Nunca Morre

Veja o trailer de A Voz do Silêncio: