FecharX

Aço é material para obra de arte

Exposição com peças de arte esculpidas em aço no jardim do Espaço Cultural Vallourec



Créditos da imagem: Divulgação
Main paulo laender 20140923122715
Uma das peças da exposição Trabalhando com Aço
Redação Sou BH
20/01/15 às 20:13
Atualizado em 01/02/19 às 20:00

Por Camila de Ávila jornalista Sou BH

Segundo o dicionário Michaelis, o aço é uma “liga de ferro com carbono que se torna extremamente dura quando, depois de aquecida, é esfriada repentinamente”. Ou seja, trata-se de um material duro e forte, que exprime firmeza. Mas será que é possível fazer arte com algo que parece ser tão insensível? Drummond conseguiu, Amilcar de Castro também, mais recentemente, Paulo Laender se aventurou em esculpir com o material criando a mostra “Trabalhando com Aço”.

A origem é o minério de ferro, no qual a sua maior parte é extraído em Minas Gerais, deste material é produzido o ferro, o aço e o espelho. O artista plástico Paulo Laender fez uma síntese da arte com a indústria reconhecendo a tecnologia como aliada na criação artística. A mostra “Trabalhando com Aço” está no Espaço Cultural Vallourec (Av. Waldyr Soeiro Emrich, 1026 - Novo das Indústrias), com entrada franca e pode ser visitada depois de agendamento prévio.

Algumas peças foram instaladas no jardim, como “Balanço” (150 cm  x 130 cm), “Onda” (165 cm x 215 cm) e “O Tubolaço”. A três primeiras receberam uma pintura de alta resistência pensando na sua duração ao ar livre. Já as peças “A Torre” (500 cm x 220 cm x 345 cm) e “Máquina Imaginária” (150 cm x 210 cm x 345 cm), foram finalizadas em jateamento de areia e oxidação natural.

Além das obras expostas no jardim, “Trabalhando com Aço” apresenta mais 20 gravuras que estão sendo mostradas no estacionamento ao ar livre. Todas as peças foram produzidas com chapas de aço de grande formato (80cm x 100cm), outras do mesmo material encontradas em ferro velho.

As obras foram produzidas dentro da usina num período de dois anos, por cerca de cem empregados especializados em aço e no corte dessas placas. Todos os funcionários possuem habilidade artesanal. A ideia foi extrair do ambiente de trabalho matéria para criação de uma arte diferente e que ressalta a beleza de forma surpreendente por meio dos movimentos do metal nas peças.

A participação efetiva dos funcionários na produção das obras foi um processo enriquecedor para eles. Os trabalhadores puderam perceber que o material de trabalho e os equipamentos utilizados por eles é também capaz de produzir arte e beleza.

Paulo Laender

Paulo Laender é um artista respeitado. Atua nas áreas de pintura, gravura, escultura, desenho e ourives. Em 50 anos de carreira, o artista criou sua identidade por meio de conceitos que passam pela religiosidade oriental e africana.

O trabalho com aço apresenta um momento novo de Laender, que saiu dessa ideia de trabalhado intimista passando a criar trabalhos de grandes dimensões e material que resiste ao tempo.  As obras de “Trabalhando com Aço” interagem de forma coletiva.