Cultura

Affonsinho comemora volta aos palcos com dois shows em BH: ‘vida precisa continuar’

Cantor e compositor mineiro celebra retorno dos eventos ao vivo após período da pandemia, em que lançou 7 faixas novas


Créditos da imagem: Anna Lara/Divulgação
Completando 37 anos de carreira, Affonsinho considera decisivo o momento de retomada dos shows após pandemia: "também estou recomeçando"

Bossuet Alvim

|
17/11/22 às 08:04
compartilhe

Com sete canções inéditas lançadas desde o início da pandemia, Affonsinho está no time dos artistas que buscaram mergulhar na própria criação para enfrentar o período de distanciamento social. A mente efervescente do músico mineiro, que já rendeu 14 álbuns autorais desde 1994, agora celebra o reencontro com seu público após três anos, em dois shows neste fim de semana (18/11 e 19/11) no Palácio das Artes. 

Para o cantor e compositor, a chance de estar outra vez frente a frente com sua plateia é um motivo de comemoração tão importante quanto o próprio aniversário de carreira – ele chega aos 37 anos de estrada em 2022, desde que estreou com o Hanói-Hanói, nos anos 1980. “É uma felicidade gigantesca para mim poder voltar a fazer shows. A pandemia tirou muita coisa da gente, foi um período muito difícil, mas a vida precisa continuar”, observa.

Conhecido pela contação de causos ao longo de seus concertos e pela proximidade com as histórias que nascem dos ouvintes em interação com sua obra, Affonsinho sabe que em um espetáculo como o seu o público busca reencontrar-se com afetos passados. Estas memórias geralmente são despertadas por suas composições mais queridas e famosas, como ‘Vagalumes’ e ‘Sas Sies Sions (Pass na Savass)’.

Por outro lado, as produções recentes do multi-instrumentista, lançadas ao longo dos últimos dois anos, refletem sobre assuntos ainda bem vivos na memória coletiva. 

Em ‘O Pedido Mais Louco’, por exemplo, ele explora os desafios das relações durante o período de isolamento causado pela pandemia, enquanto em ‘Sapucair, Savassear’, Belo Horizonte vira cenário para uma evocação das saudades de quando as ruas eram espaços livres para eventos e reuniões de amigos, antes das mudanças impostas pela situação de saúde pública.

É essa mistura de duas etapas distintas, de emoções tão diversas, que Affonsinho pretende levar ao palco da capital nesta retomada dos shows ao vivo. “Também estou recomeçando, reencontrando as pessoas que gostam do meu trabalho no lugar que mais amo estar, que é o palco”, ele comemora.

Affonsinho – Depois dos Outros
Data: 18 e 19/11, sexta e sábado, às 20h.
Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte).
Ingressos: a partir de R$60 (meia entrada). Vendas na bilheteria do teatro ou pelo site.