FecharX

Baú de inéditas: single 'A vida não são flores', de Vander Lee, é lançado

Composta nos anos 2000, canção sai acompanhada de um lyric vídeo, a partir de manuscrito original da letra, fotos, colagens e imagens de arquivo



Créditos da imagem: Guzanshe/EM/D.A Press
Main vander lee alexandre guzanshe em d.a press
Natural de Belo Horizonte, Vanderli Catarina começou a carreira tocando em bares da capital mineira. Em meados dos anos 80 começou a introduzir repertório próprio em suas apresentações. Com nove discos, entre registros de estúdio e ao vivo, o músico tinha como tema de suas canções o amor, o futebol e o cotidiano urbano
Redação Sou BH
02/03/21 às 12:55
Atualizado em 02/03/21 às 13:54

Nesta quarta-feira (3), o cantor e compositor Vander Lee completaria 55 anos. Ele faleceu em 5 de agosto de 2016, vítima de um ataque cardíaco. O aniversário do mineiro foi a data escolhida pela família para abrir o arquivo de inéditas e, aos poucos, trazer à tona letras, poesias, imagens que integram o rico acervo de sua vida musical. O single 'A vida não são flores', composta entre 2000 e 2001, é um desses registros que permaneceram guardados ao longo desses anos.

Em estúdio profissional ou caseiro, o músico tinha o costume de registrar suas canções no formato voz e violão, organizando assim a sua produção musical. A base do single 'A vida não são flores' é a voz e o violão de Vander Lee, com intervenções na gravação original. A produção musical da faixa é de Felipe Fantoni, que também assina a mixagem e a masterização. Éneias Xavier, produtor dos dois últimos álbuns de Vander Lee, assina o arranjo de cordas e gravou piano elétrico e teclados; Felipe Fantoni fez o baixo e programações; Richard Neves  meletron e teclado e Helton Lima, bateria.

O single será lançado em todas as plataformas de streaming e sai acompanhada de um lyric vídeo, criação e animação de Guili Seara, a partir de manuscrito original da letra, fotos, colagens e imagens de arquivo. A iniciativa de lançar a canção é da cantora e compositora Regina Souza, que administra o Acervo Vander Lee e Balaio Produções (produtora e selo criados pelo artista), juntamente com os filhos do compositor, Lucas Catarina, Laura Catarina e Clara Catarina.

Pelo Instagram, Laura Catarina vem fazendo uma série de postagens convidando os fãs do pai a participarem do lançamento. Inclusive, é possível ouvir uma pequena amostra da canção em uma de suas publicações.

Outros dois projetos irão somar-se às comemorações dos 55 anos de Vander Lee: o álbum ‘Canta Vander Lee’ da cantora e compositora Laura Catarina, interpretando canções do pai, com produção da própria artista e um concerto da Orquestra Ouro Preto, interpretando a obra de Vander Lee, com direção do maestro Rodrigo Toffolo.

Vander Lee

Natural de Belo Horizonte, Vanderli Catarina começou a carreira tocando em bares da capital mineira. Em meados dos anos 80 começou a introduzir repertório próprio em suas apresentações. Com nove discos, entre registros de estúdio e ao vivo, o músico tinha como tema de suas canções o amor, o futebol e o cotidiano urbano.

Muitos artistas gravaram canções do compositor mineiro como Maurício Tizumba, Zeca Baleiro, Nando Reis, Gal Costa, Alcione, Maria Bethânia, Fábio Jr., Fagner, Elza Soares, Luiza Possi, César Menotti & Fabiano, Daniela Mercury, Elba Ramalho, entre outros.

Letra 'A vida não são flores (Vander Lee)'

Todo mundo quer fazer sucesso

Mas ninguém quer pagar o preço

Todo mundo quer o faz de conta

Mas quem vai pagar a conta

 

Todo mundo quer o impossível

Mas alguém tem que correr perigo

Todo mundo quer beber comigo

Mas quem vai me levantar quando eu cair

 

A vida não são flores baby

A vida são dores também

A vida não são flores baby

A vida são dores também

 

Pra toda delícia, há censura

Pra toda entrada, há saída

Pra toda razão, há loucura

Pra todo peso, há medida

 

Todo mundo quer dormir juntinho

Mas ninguém quer acordar com o ronco

Todo mundo quer comer o fruto

Mas ninguém quer subir no tronco

 

Todo mundo quer viver de amor

Mas ninguém quer o sacrifício

Todo mundo cobra (quer) o meu sorriso

Mas quem vai estar por perto quando a dor chegar

 

A vida não são flores baby

A vida são dores também

A vida não são só flores baby

São dores também

 

Pra toda delícia, há censura

Pra toda entrada, há saída

Pra toda razão, há loucura
Pra todo peso, há medida