FecharX

Beatles para Crianças: show em BH conta história de super-heróis com músicas do quarteto

'Beatles Heróis' faz dos clássicos da banda um ponto de partida para aventura lúdica



Créditos da imagem: Andreia Machado/Divulgação
Main beatles para crian%c3%a7as em bh show super her%c3%b3is e vil%c3%b5es
Fábio Freire e Gabriel Manetti montaram o Beatles para Crianças como mistura de teatro, show de rock e iniciação musical
Bossuet Alvim
23/11/22 às 06:00
Atualizado em 23/11/22 às 06:00

As canções mais aceleradas dos Beatles dão base para uma história de super-heróis e vilões em espetáculo do projeto Beatles para Crianças, que chega a BH pela primeira vez neste sábado (26/11) e domingo (27/11), no Teatro Minas Tênis Clube. Mistura de peça infantil e show musical, a montagem envolve as crianças na história ao mesmo tempo em que apresenta o repertório do quarteto de Liverpool.

O espetáculo 'Beatles Heróis e a Terrível Máquina do Silêncio' traz os músicos fundadores do projeto, os paulistas Fábio Freire e Gabriel Manetti, em uma história aos moldes dos clássicos de HQs e filmes. "No palco, nos transformamos em heróis, numa batalha contra vilões que querem acabar com os sons do universo. Eles criaram uma máquina que suga os sons dos planetas e o último som a ser sugado será o do nosso planeta. Nossa missão é acabar com os vilões", conta Gabriel. 

A partir daí, faixas como 'Yellow Submarine', 'Revolution' e 'Penny Lane' são usadas como superpoderes pelos heróis da história. A produção investe em elementos que cativam a atenção infantil, desde figurinos coloridos, inspirados na estética de personagens famosos, até as projeções vibrantes em um telão no palco. "Interagimos diretamente com o vídeo. Na apresentação, vamos derrotando vilão por vilão, até conseguirmos deter a terrível máquina do silêncio", explica Fábio.

A ideia de um espetáculo dançante, que contagie a plateia infantil, passa por repaginar arranjos de uma das bandas mais populares da história. "O que fazemos de adaptação no som é acelerar um pouco os andamentos das músicas e não seguir os padrões sonoros que eles usavam. Não somos uma banda cover. Pelo contrário. Criamos a partir da genialidade dos Beatles", diz Manetti. O setlist traz versões para canções já naturalmente empolgantes dos Beatles, como 'Day Tripper', 'I Want to Hold Your Hand' e 'Let it Be'. 

Fundado em 2014, o Beatles para Crianças reúne estratégias lúdicas em espetáculos de teatro e rock para promover a iniciação musical do público infantil. Além de músicos, Gabriel e Fábio são atores e educadores, o que faz de suas montagens uma espécie de experiência multidisciplinar para a sensibilidade dos pequenos. "Nossos shows são para as crianças, pensamos nelas e em suas reações, criamos as narrativas pelo olhar das crianças", enfatiza Fábio.

Em 'Beatles Heróis' eles procuram ressaltar que os superpoderes vistos no palco são, na verdade, habilidades acessíveis a todas as crianças da plateia. "Não voamos nem soltamos teia, muito menos podemos desaparecer, ficar invisíveis. Nossos poderes estão na música. Temos o poder da guitarra, do contrabaixo, da bateria e da voz. Com esses poderes, vencemos os vilões e continuamos levando música boa para todos”, destaca Gabriel.

Beatles para Crianças - 'Beatles Heróis e a Terrível Máquina do Silêncio'
Datas: 26/11 (sábado) e 27/11 (domingo), às 16h
Local: Teatro Minas Tênis Clube – Centro Cultural Unimed BH (Rua da Bahia, 2.244, Lourdes).
Ingressos de R$ 42,50 (meia-entrada Unimed) a R$ 100 (inteira), disponíveis para compra on-line neste link.