FecharX

Belo Horizonte comemora 125 anos com extensa programação cultural

Na agenda estão shows, apresentações artísticas, literárias, inauguração de exposições, batalhas de rap e atividades da área de patrimônio



Créditos da imagem: Ricardo Laf
Main 2017 04 17 mhab  ricardolaf 10 copy
Prefeitura da capital preparou uma programação cultural que acontece ao longo do mês de dezembro, em diferentes regionais
Redação Sou BH
12/12/22 às 09:05
Atualizado em 12/12/22 às 09:11

Para comemorar os 125 anos de Belo Horizonte, celebrados nesta segunda-feira (12/12), a Prefeitura da capital preparou uma programação cultural que acontece ao longo do mês de dezembro, em diferentes regionais. Na agenda estão shows, apresentações artísticas, literárias, inauguração de exposições, batalhas de rap e atividades da área de patrimônio, que ocuparão ruas, praças e equipamentos culturais municipais. A programação completa está disponível no site oficial da Prefeitura.

 

Programação desta segunda-feira 

 

9h - Cantata de Natal

A Cantata é um processo formativo e de troca de experiências envolvendo corais de escolas da rede municipal de educação de Belo Horizonte. O repertório destaca músicas que exaltam o espírito natalino e canções da música popular brasileira.

Local: Escadaria do prédio PBH, avenida Afonso Pena, 1212.

 

9h - Plantio na serra do Engenho Nogueira

Execução do Projeto "Montes Verdes", com plantio de 2 x 125 mudas nativas de mata atlântica a ser realizada por servidores da SMMA.

Local: Rua Engenho do Sol, 590 - Engenho Nogueira

 

19h - Apresentação do Coral “Os desafinados"

Com regência de Beatriz Myrrha e leitura de poemas de Drummond.

Local: Teatro Francisco Nunes - Av. Afonso Pena, 1321 - Centro.

 

História de Belo Horizonte

 

Em 1701, o bandeirante João Leite da Silva Ortiz chegou à Serra de Congonhas à procura de ouro. Em lugar do metal, encontrou uma bela paisagem, de clima ameno e próprio para a agricultura. Resolveu ficar e construiu a Fazenda do Cercado, onde desenvolveu uma pequena plantação e criou gado. O progresso da fazenda logo atraiu outros moradores e um arraial começou a se formar em seu redor. Viajantes que por ali passavam, conduzindo o gado da Bahia em direção às minas de ouro e pedras preciosas, fizeram da região um ponto de parada. O povoado foi batizado de Curral del Rei. 

 

Aos poucos, o Curral del Rei cresceu apoiado na pequena lavoura, criação e comercialização de gado e fabricação de farinha. Algumas poucas fábricas, ainda primitivas, instalaram-se na região: produzia-se algodão, fundia-se ferro e bronze. Das pedreiras, extraía-se granito e calcário. Frutas e madeiras eram vendidas para outros locais. Com a decadência da mineração, o arraial se expandiu. Das 30 ou 40 famílias existentes no início, a população saltou para a de 18 mil habitantes. 

 

Elevado à condição de Freguesia, mas ainda subordinado à Sabará, Curral del Rei englobava as regiões de Sete Lagoas, Contagem, Santa Quitéria (Esmeraldas), Buritis, Capela Nova do Betim, Piedade do Paraopeba, Brumado Itatiaiuçu, Morro de Mateus Leme, Neves, Aranha e Rio Manso. Vieram as primeiras escolas, o comércio se desenvolveu. No centro do arraial, os devotos ergueram a Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem. 

 

O Distrito foi criado com a denominação de Nossa Senhora da Boa Viagem do Curral del Rey, por Ordem Régia de 1750 e, em 1890, renomeado como Belo Horizonte. Elevada à categoria de município e Capital de Minas Gerais, com a denominação de Cidade de Minas, em 1893, e passou a denominar-se Belo Horizonte, em 1901. Ocorreram sucessivas divisões administrativas e desmembramentos desse território, sem que houvesse mudança no nome da cidade.

 

O ciclo de prosperidade durou pouco e diversas regiões que constituíram o antigo arraial se tornaram autônomas. Rapidamente, a população diminuiu e a economia local entrou em decadência. No final do século XIX, restavam cerca de quatro mil habitantes. Com a Proclamação da República, em 1889, cresce a esperança de transformações. Para entrar na era que então se anunciava, deixando para trás o passado monárquico, os sócios do Clube Republicano de Curral del Rei propuseram a mudança de seu nome para Belo Horizonte. Nesse clima de euforia, os horizontinos receberam a notícia da construção da nova capital. 

 

Mudança da capital de Ouro Preto para Belo Horizonte - A primeira tentativa de transferir a sede do Governo de Minas para uma cidade diferente de Ouro Preto data de 1789, quando os inconfidentes planejaram instalar a capital de sua república em São João del Rei. Depois disso, mais quatro tentativas foram feitas, todas fracassadas. A questão só veio a ser considerada após a Proclamação da República e, dessa vez, não seria uma simples transferência, mas a construção de uma nova cidade.

 

Em 1891, o Presidente do Estado, Augusto de Lima, determinou - por decreto - a transferência da capital para um lugar que oferecesse condições precisas de higiene. Adicionada à Constituição Estadual, a lei provocou muitos protestos da população ouropretana. Os mineiros dividiram-se entre os 'mudancistas', favoráveis à nova capital, e os 'não mudancistas'. Cada um desses grupos fundou seu jornal, promovendo reuniões e debates. 

 

O Governo Estadual, enfrentando essas disputas, criou uma Comissão de Estudos para indicar, dentre cinco localidades, a mais adequada para a construção da nova cidade e Belo Horizonte venceu. Em 17 de dezembro de 1893, com a Lei Nº 3 adicionada à Constituição Estadual, a sede do Governo transferiu-se para Belo Horizonte, onde a nova capital deveria ser inaugurada. A mesma Lei criou a Comissão Construtora formada por técnicos responsáveis pelo planejamento e execução das obras, dentre os quais estavam alguns dos melhores engenheiros e arquitetos do Brasil, chefiados por Aarão Reis. Belo Horizonte foi inaugurada, ainda em construção, no dia 12 de dezembro de 1897.