Cultura

BH celebra cultura hip-hop com shows, batalhas e oficinas gratuitas em novembro

Atividades ocupam espaços em oito regionais da capital mineira até o fim do mês


Créditos da imagem: Tarcísio de Paula/Divulgação
Shabê, nome da velha guarda na cena de rap da capital, faz show no Centro Cultural Vila Marçola neste sábado (9)

Redação Sou BH

|
08/11/24 às 19:17 - Atualizado em 08/11/24 às 19:37
compartilhe

A cultura hip-hop toma conta de espaços públicos em BH ao longo de novembro, com programação gratuita que inclui shows, batalhas, oficinas e exposições para celebrar o Dia Municipal do Hip-Hop (12) e a Semana Municipal do Hip-Hop, que se estende até o dia 18. A programação promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) ocorre em vários pontos da cidade, com destaque para as atrações de abertura neste sábado (9).

Atrações gratuitas deste sábado (9)

No sábado (9), o Circuito Hip-Hop Norte e Venda Nova chega ao seu ponto alto no bairro Minas Caixa, na Região Norte da cidade. O evento começa às 14h, com batalhas finais de MCs e dançarinos de breaking, além de shows e intervenções artísticas. Durante a programação, um “grafitaço” contará com artistas do grupo Real Grapixo, criando obras de graffiti ao vivo. A MC Mac Julia, uma das principais atrações, encerra o evento com uma performance especial.

Ainda no sábado, o projeto BH Mais Feliz leva apresentações culturais a diferentes centros culturais da cidade. Entre as atividades relacionadas ao hip-hop, o Centro Cultural Vila Marçola (R. Mangabeira da Serra, 320 – Marçola) recebe uma apresentação musical de MC Shabê e convidados às 13h; o Centro Cultural São Geraldo (R. Silva Alvarenga, 548 – São Geraldo) exibe a coreografia ‘Cognição’, com o Grupo Cultura do Guetto, às 11h; e no Centro Cultural Venda Nova (R. José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários), Daniel CF e Família Codinome se apresentam às 13h15.

O Centro Cultural Salgado Filho (R. Nova Ponte, 22 – Salgado Filho) abriga uma exposição de graffiti das 9h às 14h, com destaque para o Festival BH Hip-Hop 40 anos, e o Centro Cultural Zilah Spósito (R. Carnaúba, 286 – Zilah Sposito) realiza oficinas de freestyle e apresentações ao longo da tarde, culminando no show ‘Avante’ de W. Will. No Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (R. Min. Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã), das 9h às 14h, haverá a intervenção artística ‘Graffiti é para TODAS’, coordenada pela grafiteira Camila Dutra.

Programação ao longo de novembro

Outras atividades mantêm a agenda viva durante o mês. Para os amantes da poesia falada, o ‘Sarau dos Crias’ acontece em três datas e locais diferentes: no Centro Cultural São Bernardo (13 de novembro, às 13h30), na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil (21, às 18h) e no Centro Cultural Zilah Spósito (22, às 18h). Os encontros celebram a expressão poética e a troca de ideias entre poetas locais.

A exposição ‘Circuito Hip-Hop’ ocupa o Centro Cultural Jardim Guanabara (Rua João Álvares Cabral, 277 – Jardim Guanabara) durante todo o mês, apresentando trabalhos de artistas como Ed-Mun, Fresh e Kroif. As obras, criadas no Circuito Hip-Hop Barreiro, refletem a pulsante cena artística de Belo Horizonte e podem ser visitadas de terça a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 17h.

Para quem deseja aprender as bases do break dance, o Centro Cultural Lindeia Regina (Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Regina) oferece oficinas às terças-feiras, das 19h30 às 21h30, com o grupo Skeleton Break, e o Centro Cultural São Bernardo (R. Édna Quintel, 320 – São Bernardo) realiza aulas aos sábados, sob a orientação do professor Sávio Caires. Outra atividade voltada à expressão cultural urbana é o projeto ‘Avoa, Amor’, que realiza um slam (competição de poesia falada) especial no dia 26, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado.

Duelo de MCs Nacional

Nos dias 16 e 17 de novembro, o Viaduto Santa Tereza será palco do Duelo de MCs Nacional, que começa às 13h em ambos os dias. Além da competição entre MCs, o evento inclui exposição fotográfica, batalhas de dança e o Baile 2Black. Na grande final, 32 MCs se enfrentam em busca do título de 2024.