Cultura

BH, Contagem e Neves terão cursos gratuitos de DJ e fotografia; inscrições abertas

Move Cultura oferece formações em duas áreas para jovens de baixa renda na RMBH


Créditos da imagem: Douglas Magno/Divulgação
ONG oferece cursos para candidatos a partir de 15 anos pelo projeto Incentivo Às Culturas Periféricas

Redação Sou BH

|
18/11/24 às 21:11 - Atualizado em 18/11/24 às 21:12
compartilhe

A ONG Move Cultura está com inscrições abertas para cursos gratuitos de DJ e Fotografia, voltados a jovens de baixa renda a partir dos 15 anos. A iniciativa faz parte do projeto Incentivo Às Culturas Periféricas, que será realizado em Belo Horizonte, Contagem e Ribeirão das Neves. Os selecionados terão direito a auxílio alimentação e receberão certificado de conclusão ao final do curso. As inscrições podem ser feitas por meio deste link, até o dia 30 de novembro.

Capacitação e inclusão cultural

De acordo com Rafael Aquino, diretor-executivo da Move Cultura, o objetivo do projeto é ampliar o acesso a formações artísticas nas periferias da região. “Esta ação vai acolher e capacitar pessoas que desejam iniciar a trajetória na área cultural. Por meio das oficinas gratuitas, a Move pretende estimular o desenvolvimento de novas habilidades, o fortalecimento da autoestima e o empoderamento desses jovens, incentivando-os a acreditar em suas capacidades e talentos”, destaca Aquino.

O projeto tem o apoio da Produtora Cultural Akan, do Cine Teatro Popular e da Casa Criativa, além de contar com financiamento da Funarte e do Ministério da Cultura, via Governo Federal. As aulas, com início previsto para o dia 18 de dezembro, terão duração de três meses e ocorrerão duas vezes por semana, das 14h às 16h.

Distribuição dos cursos e locais das aulas

Cada cidade participante receberá uma atividade específica. Confira a programação:

Contagem

Curso de DJ, na Casa Criativa (rua Monsenhor Bicalho, 263 – Eldorado)

Belo Horizonte

Curso de DJ, no CRAS Taquaril (Rua Ludgero Felipe Ferreira, 42 – Conj. Taquaril)

Ribeirão das Neves

Curso de Fotografia, no Cine Teatro Popular (Rua do Comércio, 225 – Justinópolis)

O curso de DJ será ministrado por William de Paula (DJ Will BH), enquanto as aulas de Fotografia serão conduzidas por Marco Antônio (Marcola), educador da Escola Livre de Artes Digitais (ELAD) e do projeto Hábil Idade.

Fortalecimento cultural nas periferias

O projeto busca não só a capacitação técnica, mas também o fortalecimento da identidade cultural dos jovens das regiões periféricas. Aquino reforça a importância desse tipo de iniciativa para as comunidades atendidas: “A nossa expectativa é a de ampliar a capacidade social e artística dos agentes culturais dos territórios contemplados pelo projeto, que, por atuarem em territórios periféricos, já desempenham papéis essenciais na promoção da cultura, mas enfrentam dificuldades para acessar editais e para viabilizar suas atividades. Além disso, ao oferecer essas capacitações, o projeto pretende diversificar a produção cultural e incentivar a experimentação artística, fortalecendo a representatividade e criando novas vozes no cenário artístico da comunidade.”

Além dos cursos, o projeto prevê a realização da Liga BH Freestyle, que busca valorizar a cultura Hip Hop em Belo Horizonte e na Região Metropolitana, promovendo talentos locais e estimulando a expressão cultural na comunidade. A partir de 2025, o curso de percussão será integrado ao programa, ampliando ainda mais as opções de capacitação oferecidas.