FecharX

BH só tem um cinema de rua

Cine Belas Artes resiste ao tempo e atrai público especifico em suas sessões



Créditos da imagem: Divulgação
Main cinema cinebelasartes 20140814194013
Cine Belas Artes
Redação Sou BH
23/01/15 às 18:46
Atualizado em 01/02/19 às 19:57

Por Débora Gomes, jornalista Sou BH

Localizado na Região Centro-Sul da capital, próximo ao Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Cine Belas Artes resiste ao tempo como o único cinema de rua de BH. Nas três salas, com capacidade total para 337 pessoas, a preferência por filmes independentes, de arte e/ou distribuição limitada prevalece, atraindo um público específico, em busca de programações alternativas.

Além de salas de cinema, o espaço dispõe de restaurante, cafeteria e livraria, com opções para lanches e presentes. “Gosto de vir aqui por ser aconchegante e ter sempre filmes bons”, conta a estudante Marina Alves que quando possível vai ao Belas para tomar um café e saber quais filmes estão em cartaz. 

De acordo com dados da Ancine (Agência Nacional do Cinema), hoje, apenas 17% das salas de exibições do país não funcionam em shoppings. Parte dessa minoria, o Belas Artes se tornou o único cinema de rua da capital mineira em 2012, com o fechamento definitivo do Cineclube Savassi. “É uma pena que seja assim. Por isso Belo Horizonte ainda recebe poucos filmes do circuito alternativo. Muitos deles nem vem pra cá por falta de espaço e, quando vêm, ficam em cartaz por pouquíssimo tempo”, opina o fotógrafo e cinéfilo Antônio Fonseca. 

Com exceção do Cine Humberto Mauro e do Cine CentoeQuatro, não há locais de exibição de filmes que estão fora do circuito comercial na região. 

Em que se transformaram os cinemas de rua

Você sabia que BH já teve vários cinemas de rua? Fechados, alguns deles se transformaram em centros culturais ou estabelecimentos comerciais. A casa de shows Music Hall (Av. do Contorno, 3239 - 1.650 lugares), por exemplo, já foi um cinema: o Cine Alvorada, fechado em 1983. Outro espaço que se transformou foi o Cine Palladium, que fechou em 1999, e, hoje, abriga o espaço multifuncional Sesc Palladium. O Cine Pathé (Av. Cristovão Colombo, 1328, Savassi) também entra na lista: tombado pelo patrimônio histórico, o estabelecimento fechou em 1999 e permanece inativo.

Veja outros espaços que já foram cinema:

  • Cine Brasil (Praça Sete de Setembro, Centro): fechado em 1990. Hoje funciona como Cine Theatro Brasil Vallourec.
  • Cine Eldorado (Rua Platina, 1467, Prado): fechado em 1980. Hoje funciona uma oficina mecânica.
  • Cine Horto (Rua Pitangui, 3612, Horto): fechado na década de 1970. Hoje abriga a sede do Grupo Galpão.
  • Cine México (Rua Oiapoque, 194, Centro): fechado na década de 1990. Hoje funciona um estacionamento.
  • Cine Santa Efigênia (Rua Álvares Maciel, 312, Santa Efigênia): fechado em 1981. Hoje o imóvel encontra-se fechado.
  • Cine Odeon (Av. do Contorno, 1328, Floresta: fechado em 1995. Hoje funciona no local uma sauna masculina.