FecharX

Bienal Mineira do Livro homenageia Olavo Romano na edição 2020

Com mais de 40 anos de carreira, o escritor mineiro tem cerca de 20 livros publicados, em que focaliza o jeito, a fala e a vida no interior de Minas



Créditos da imagem: Grupo Asas
Main noticia grupo asas
Redação Sou BH
11/03/20 às 19:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

De 22 a 31 de maio o BH Shopping recebe a Bienal Mineira do Livro, que para este ano anuncia o escritor Olavo Romano como homenageado da edição 2020 da iniciativa.

Com o tema Conquiste Paixões. Leia Livros, a Bienal está em sua 6ª edição e promete, durante os dez dias de programação, transformar Belo Horizonte na capital nacional da literatura. A iniciativa é realizada pelo Grupo Asas em parceria com Câmara Mineira do Livro e é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Conforme destaca Marcus Ferreira, diretor geral da Bienal, “neste ano em que Minas Gerais completa 300 anos, a escolha de Olavo Romano está alinhada a uma data importante para os mineiros e, certamente, sintetiza a presença da alma de nosso estado em nossa apaixonante Bienal. Um escritor dedicado às coisas e aos casos de todos os cantos de Minas Gerais estará conosco. Ele compartilhará com os visitantes da Bienal a sua presença marcante, iluminada e afável, e nos brindará com as belas histórias oriundas da sua rica produção literária. ”

Nascido em Morro do Ferro, distrito do município de Oliveira, Olavo Celso Romano, começou sua trajetória literária em 1979, publicando seus casos mineiros e textos poéticos no Estado de Minas, no Jornal de Casa, nas revistas Globo Rural, Palavra, Cícero, IstoÉ e Veja.

O escritor possui quase 20 livros publicados, oito deles amplamente adotados em escolas de Minas e de outros estados. Entre as obras adotadas em escolas, focaliza o jeito, a fala, a vida no interior mineiro: Casos de Minas, Paz e Terra, SP, 1982, 6a ed.; Minas e seus casos, Ática, SP, 1984 (esgotado); Dedo de prosa e Prosa de mineiro, Lê, 1986 (esgotados); Os mundos daquele tempo, Atual, SP, 1988, 6a ed; Um presente para sempre, Atual, SP, 1990, 14a ed., e Memórias meio misturadas de um jacaré de bom papo, Dimensão, BH, 2002.