FecharX

Camarim Nutreal comemora cinco anos com Chitãozinho e Xororó

Com show ‘Do Tamanho do Amor’, dupla sertaneja apresenta seus mais importantes sucessos



Créditos da imagem: Cadu Fernandes
Main chitaozinho e xoror%c3%b3 foto cadu fernandes  divulga%c3%a7%c3%a3o4 20141010144351
Dupla comemora 5 anos do projeto Camarim Nutreal
Redação Sou BH
12/01/15 às 20:50
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

Por Camila de Ávila jornalista Sou BH

A dupla Chitãozinho e Xororó chega a Belo Horizonte para uma noite de comemorações. São cinco anos do projeto Camarim, realizado pelo restaurante Nutreal (Alameda dos Bem-te-vis, 5 - Condomínio Lagoa do Miguelão) que também sopra velinhas comemorando 20 anos. A grande festa será no dia 18 de outubro, sábado, a partir das 16h. Além dos sertanejos, a banda Classic, comandada pelo vocalista Felipe Sabbá, também subirá ao palco. O evento tem esquema Open Bar.

Com mais de quarenta anos de carreira a dupla Chitãozinho e Xororó é uma das mais importantes no cenário da música popular brasileira. Sempre objetivando fazer uma música verdadeira, com amor e qualidade de inovação, foi a primeira dupla a usar a guitarra no mundo da música sertaneja na década de 1970. Os sertanejos somam 37 milhões de discos vendidos, 36 álbuns, oito DVDs, centenas de discos de ouro, platina e diamante, além de parcerias com os grandes nomes da música internacional.

Chitãozinho e Xororó são referência dentro do universo do gênero. E sentem que a renovação do ritmo por meio do sertanejo pop, conhecido como universitário, é uma evolução. “A música como um todo, a cada dia que passa, ganha novas vertentes e isso não é ruim, acaba contribuindo para a evolução dos ritmos”, ressalta Xororó que aponta o sertanejo pop como um novo movimento do gênero. “O sertanejo universitário, por exemplo, é um movimento importante e está renovando, não só o público, mas os intérpretes. Ele acaba impulsionando o sertanejo como um todo, já que a geração mais nova acaba cantando as nossas músicas. Vejo artistas bons, cantores e compositores que se destacam, e aqueles que tiverem talentos permanecerão no meio”, explica Xororó.

Com quatro décadas de carreira sólida e sempre se mantando no alto, a dupla acredita que a inovação deve ser uma constante. “Todo o nosso trabalho sempre foi de muito esforço. Lutamos muito para chegar onde chegamos e somos muito orgulhosos de tudo o que conquistamos. A dedicação à nossa música é essencial”, ressalta Chitãozinho. O amor ao trabalho é o que move os sertanejos. “Fazemos isso porque gostamos e com o objetivo de encher de alegria nossos fãs e pessoas que atingimos com nosso trabalho. Sempre queremos inovar, surpreender nosso público, fazer parcerias e mostrar nosso trabalho. É sempre pensando nisso que tocamos nossa carreira”, diz.

Atualmente há muitos festivais de música sertaneja que colocam num mesmo dia shows de sertanejo, sertanejo romântico, sertanejo pop, duplas e cantores solos.  É uma forma de cantar para um publico diversificado. Chitãozinho diz que cada show é uma oportunidade. “Cada show é único e fazemos com carinho, por isso, lembramos sempre da energia do público, que vibra a cada segundo com a gente”.  Lembrando o verso de Milton Nascimento, Chitãozinho afirma “gostamos de cantar onde nosso público está”.

Neste show em BH, a dupla diz que vai contagiar com muita animação todo o público. “O belo-horizontino pode esperar muita animação. Vamos fazer todos tirarem o pé do chão! Cantaremos sucessos de nossa carreira, como ‘Evidências’ e ‘No Rancho Fundo’, além de músicas inéditas do CD e DVD ‘Do Tamanho do Nosso Amor’”, conta.

Toca Raul

Uma das inovações da dupla para os 40 anos de carreira é incorporar uma canção do maluco beleza, Raul Seixas (1945-1989), em seu repertório. Na ocasião o hino “Tente outra vez” será cantando pelo cover Raulzito, virtualmente, com os sertanejos. “’Tente Outra Vez’ foi uma inspiração para persistirmos na carreira artística. Íamos vender nosso carro e, no caminho, ouvimos essa música, que bateu fundo. Era uma época muito difícil, com muitas viagens e pouco retorno financeiro. Começamos a olhar um para o outro e decidimos tentar de novo. Dois ou três anos depois, conquistamos nosso primeiro disco de ouro. Regravamos essa música em nosso novo CD e DVD, ‘Do Tamanho do Nosso Amor’”, afirma Xororó.

A festa 25 ANOS – 5 ANOS CAMARIM + 20 ANOS NUTREAL – com Chitãozinho & Xororó acontece no dia 18 de outubro, sábado, a partir das 16h. Os convites podem ser adquiridos nas lojas Boundless, Iorane e no Nutreal, além do site centraldoseventos.com.br/camarim5anos e do App Sem Hora.