FecharX

Carnaval de BH terá primeira ala plus size em desfile de escola de samba

Canto da Alvorada desfila na avenida com a Ala Empoderadas



Créditos da imagem: Divulgação/Escola de Samba Canto da Alvorada
Main plus size noticia
Camila Saraiva
28/02/19 às 22:02
Atualizado em 28/02/19 às 22:09

O carnaval de BH é de festa, de movimento social e de muita representatividade. Neste ano, a primeira ala exclusiva para mulheres plus size da folia em BH vai desfilar pela avenida Afonso Pena na terça-feira (5). A Ala Empoderadas é uma iniciativa da escola de samba Canto da Alvorada, fundada em 1979.

“Queremos mostrar que a mulher plus também pode sambar, também tem ginga. Porque existe um estereótipo da mulher com corpão, sarada no carnaval. As gordinhas também sambam e vamos mostrar isso na avenida”, explica a diretora da ala, Sicatria de Paula Santos.

A ideia surgiu da inspiração de outras escolas de samba fora de Minas que já aderiram a ala plus size em outros carnavais. Na Canto da Alvorada serão 24 mulheres participando do grupo.  “Fizemos uma chamada direcionada a quem veste acima de 46 e as interessadas só precisavam se inscrever gratuitamente”, conta Sicatria que também é coreógrafa.

A etapa de ensaios aconteceu desde novembro de 2018 e ajudou muitas mulheres a se valorizarem. “Temos jornalista, professora, dona de casa, modelo... Tem mulher que estava em depressão e saiu da cama para dançar. Isso é muito bacana”, revela Sicatria.

A escola de samba conta com cerca de 800 integrantes e neste carnaval vai abordar, durante o cortejo, o Estatuto da Criança e do Adolescente e apresentando temas como o respeito à diversidade e à inclusão.

O desfile da escola será no dia 5 de março, terça-feira, a partir das 18h. 

Acompanhe a cobertura do carnaval de Belo Horizonte no Sou BH com patrocínio do banco BS2 e apoio da Claro.